O cantor Léo Santana foi o artista que mais apareceu nas transmissões ao vivo e noticiários dos jornais durante o Carnaval, com quase 12 horas de permanência na TV, segundo levantamento feito pela empresa MidiaClip entre 28 de fevereiro e 5 de março. Com meia hora a menos, Ivete Sangalo ficou em segundo depois de anos à frente. O terceiro lugar ficou com Bell Marques, com mais de 11 horas de permanência.
Entre blocos e trios, as atrações mais exibidas nas TVs locais e nacionais foram Coruja, As Muquiranas e o trio independente de Igor Kannário. Entre os camarotes, os mais destacados foram Expresso 2222, Othon Band e Axé Brasil.
De acordo com a pesquisa, a música mais executada nessas passagens de blocos e artistas foi “Abaixa que é Tiro”, do Parangolé, forte candidata a música do Carnaval. Em seguida aparecem “Rei Leão”, do Psirico, e “Fábio Assunção”, de Lá Furia.
“O objetivo da pesquisa é medir os resultados dos esforços de marketing realizados por diversos agentes que participaram do Carnaval”, diz o jornalista Luís Cláudio Garrido. “Isso torna tangíveis números que revelam muito do que é o Carnaval da Bahia para entidades e patrocinadores envolvidos no evento”.
A pesquisa também faz um cálculo simulado do tempo de exibição dos artistas em função dos valores cobrados pelas emissoras em suas tabelas comerciais. Ivete Sangalo ficou à frente, por passar mais no horário nobre – a simulação de seu tempo publicitário bateu a casa de R$ 45,6 milhões. Aparecem em seguida Bell Marques (R$ 34,3 milhões) e Psirico (R$ 29 milhões).
O levantamento já é feito há 16 anos e registra só mídia espontânea – cobertura editorial gratuita, e não publicitária.