[Coluna NES] A verdade sobre o Tiradentes

Por Alberto Junior

A Inconfidência Mineira foi um dos movimentos emancipacionistas ocorrido no Brasil, no período colonial em 1789, nas Minas Gerais. O movimento não defendia a independência do Brasil, mas a separação política de Portugal da atual Minas Gerais. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, era dentista, tropeiro e alferes. Participou da conspiração contra Portugal que era um movimento predominantemente elitista que lutava por emancipação para ganhos próprio.


A construção do mártir Tiradentes ocorreu no início da república, quando os republicanos estavam criando no imaginário do povo brasileiro símbolos para a república. Tiradentes não foi herói, e nem mártir, apenas participou do movimento por interesse próprio. A república deu virtudes a Tiradentes que o mesmo não possuía. Três anos após a conspiração, Tiradentes foi enforcado e esquartejado como exemplo de não se rebelar contra a coroa portuguesa.

COMPARTILHAR
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.