Afoxé Bamboxê lança novo trabalho

“Flor da rua” é a nova música do Afoxé Bamboxê. De autoria de Almir Odun Ará, vocalista e líder do grupo, a composição traz uma reflexão sobre as flores que nascem nas ruas. O universo feminino também abordado na letra. Como explica Almir:


“A idéia da musica surgiu quando eu estava passeando na orla de Amaralina e vi alguns meninos tocando…Aquele “tum tum tum”… Daí veio aquela coisa meio “aila”, “baila”, flor da rua… Essa música coincide com meu hábito de plantar flores que pego na rua e que a gente descarta e acaba não valorizando. Fala também o universo feminino: menina faceira, feiticeira, macumbeira… Tem também outro aspecto,que é muito peculiar da minha música que a utilização de palavras da língua africana, o ioruba”.


Há dois anos sem desfilar, o Bamboxê vem tentando se reinventar, na expectativa da possibilidade de realização do carnaval no ano que vem. O lançamento do novo CD e o retorno dos ensaios estão em pauta pelo grupo:


“Estamos preparando nosso novo trabalho que deve sair até o final de junho. Se a coisa melhorar voltaremos também com nossos ensaios públicos, além de outros projetos que vão subsidiar nosso carnaval de 2023”

O Afoxé – Criado em 20 de novembro de 2009, o Afoxé Bamboxê é formado por 12 músicos do Nordeste de Amaralina, praticantes do candomblé e umbanda, e cerca de mil associados. Além de renovar a cena cultural da cidade, o Bamboxê busca realizar atividades educativas e sociais, incluindo também as linguagens da dança, capoeira e resgate histórico da cultura de matriz africana na comunidade do Nordeste de Amaralina. Inspirados no simbolismo do Filhos de Gandhy (afoxé da paz) e na força transformadora do Ilê Aiyê e Malê Debalê, blocos afros com expressiva participação em suas comunidades de origem, a proposta do Bamboxê é sensibilizar as pessoas através da arte. Temas como o combate à violência, ao uso de drogas e à injustiça social estão presentes no repertório do grupo.

Ouça aqui “Flor da rua” :

COMPARTILHAR
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU