[Opinião] É preciso um plano emergencial para o carnaval do Nordeste de Amaralina

Por Almir Odun Ará*

É inaceitavel ainda tratarmos o evento mais importante de valorização da cultura de nossa região de forma amadora.


Ao longo desses meses tentei dialogar com algumas pessoas no sentido de transformar esse momento de inatividade numa oportunidade de nos organizarmos ainda mais. A não ser que sejamos dizimados, o que me parece ainda distante, um dia desses voltaremos a ter carnaval. Penso que esse é o momento ideal para estabelecermos metas para a melhoria do evento, mesmo que em dialogos virtuais.


Todos os anos é uma luta para fazer o abadá, muitos desses blocos, dias antes do desfile, não possuem a arte final de suas camisas. Então, vamos começar agora? Quais as linhas de financiamento podem apostar na confecção de abadás coletivos? E as bandas locais, como estão? Como faremos para reativar gradativamente esses eventos comunitários? O que pensam a FGM e a SECULT para esse carnaval em relação ao Circuito Mestre Bimba?


Estamos no começo da vacinação COVID-19 e esperamos reestruturar nossas vidas. Como dirigente do Afoxé Bamboxê, tenho trabalhado para, logo que tudo melhorar, estejamos estruturados para brincar com a coletividade. Nossa diretoria estuda todas as possibilidades, desde incluir máscaras estilizadas, essências com alto PH, venda de abadá só para vacinados e muito mais…


Em suma, o que esperamos é que o velho estilo de se organizar nas vesperas do evento não aconteça novamente. Que os “ditos” dirigentes de associações entendam que se não tem a festa física, por enquanto, que haja organização nos bastidores. Que o que parece ser um adiamento, torne-se para nós, um alargamento de tempo para fazermos o melhor carnaval do Brasil.

*Almir Odun Ará é bacharel em Humanidades e fundador do Afoxé Bamboxê.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.