[OPINIÃO]A dicotomia do lockdown e os efeitos da Pandemia do COVID-19: a importância da História.

Por Iure Alcântara dos Santos Barros.*

Eu não consigo contar quantas vezes, seja em um ponto de ônibus, salas de aula, rodas de conversas, ouvir a seguinte frase, ‘’Política não se discute’’ bastou sentir os efeitos do Coronavírus para criar um palco de debates, o que se ouve por ai de eu  acho que deveria ser assim, por mim fechava, da minha parte abria, na Europa fechou tudo, no Japão foi desse jeito, nos leva á uma simples compreensão, só emito opinião se me atingir, só irei me posicionar se o calo apertar, todo nós em algum momento da nossa vida se não foi é estudante e deve lembrar quando seu professor de História abordava os impactos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) você pensava o que? Historinha, ficção, exageros, algum de vocês lembra daquela aula sobre a Gripe Espanhola (1918-1920) uau, achou que foi uma gripezinha? E o numero de mortos também lhe chocou? Não? Ah não era seu conhecido, vamos mudar a página do livro, prometo que essa é a última pergunta, e a aula sobre a Crise de Superprodução em 1929? Que levou o mundo ao um grande colapso, você achou que aquelas pessoas que se suicidaram, passaram fome, enfrentaram diversos problemas eram de mentira? É gente História é realidade, agora eu e você somos protagonistas de um momento dramático que está acontecendo no mundo, como você não pode fugir da Crise do COVID-19 agora se ver forçado a debater e comentar.

Por tanto você que é a favor do fechado tudo ou do assim está bom, quero lhe fazer unas pergunta? Você já notou que o vizinho do seu lado mora de aluguel? Ah desculpa, sua casa é própria, não precisa jogar na minha cara que foi com seu suor não. Fique em casa, é um absurdo essas pessoas na rua, fico feliz em saber que você tem uma, mas existe milhares que não tem, e nem abra sua boca para dizer por que não quer, você não sabe a história do outro, embora você acha que tem o direito de julgar. Fecha praia mesmo, bar, restaurante, filho tu percebeste que esses lugares são geradores de renda? Que se permanecer fechado gera uma demissão em massa e o resultado é, fome, miséria. Ou tu achas que tua opinião enche a barriga de alguém e paga as contas dela?  Esses pequenos empresários são ousados demais, fica abrindo seus armarinhos, lojinhas em vez de manter fechada, povo desobediente, agora lhe pergunto, se fosse você que juntasse durante anos uma economia, ou pegasse qualquer tipo de empréstimo para sonhar com um negócio o que você faria se o vesse quebrar? Só reflita.

Iure, mas tem muitas pessoas que estão na rua, fazendo festas por que querem? Não estou falando delas, não justifique suas opiniões com outro público que não está sendo debatido, não conseguimos dar conta da falta de consciência de alguém.

Professor, mais a vida humana não seria mais importante? E quem disse que não, ninguém disse que os cuidados não devem ser tomados, mais não confunda valorização da vida humana apenas com não se contaminar com COVID, vou lhe explicar melhor, estou sugerindo que todos os decretos do Governo federal, estadual e municipal , devem ser acompanhados de politicas publicas que conceda assistência as pessoas, não se morre apenas de COVID, os efeitos gerados pela pandemia tem ocasionados lentamente outros tipos de morte, saúde e economia precisam andar juntos, a nossa maior luta é pela manutenção da vida mais por favor de maneira total, não apenas sanitária.

*Iure Alcântara é formado em Licenciatura em História- Universidade Federal da Bahia. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de História- Uninter.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.