[Dia dos avós] NORDESTEeuSOU promove ensaio fotográfico com avós do Nordeste de Amaralina.

Cinco avós participaram de um dia de beleza e sessão de fotos para comemorar a data.

Foto Gilberto Queiroz

O Dia dos Avós é celebrado nesta segunda-feira, 26. A data foi escolhida por um motivo que tem origem religiosa. Na tradição católica, o 26 de julho é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e, portanto, avós de Jesus.

Apesar da origem católica, a data já é consagrada no Brasil e em Portugal. É celebrada pelas pessoas, independentemente da religião de cada um. Afinal, é sempre bom festejar e lembrar de agradecer o carinho,  paparicos que os avós oferecem aos netos.

Para marcar a data, o portal que a cara da gente, escolheu cincos vovôs do Nordeste de Amaralina para realizar um ensaio fotográfico tendo como  objetivo de tirar os avós da monotonia do isolamento social, proporcionar um momento especial e ainda traduzir o dia dos avós. ” É um afago que fazermos para esses queridos que tanto fez e continuam fazendo  por cada um de nós. Nossos avós fazem  a comidinha mais gostosa, dão o abraço mais acolhedor, contam sempre às melhores e mais bonitas histórias. Encontramos nesses avós a representatividade de tantos outros espalhados pela comunidade”, diz Luis Lago, responsável pela curadoria e produção do projeto.

A locação escolhida foi alguns dos principais pontos da própria comunidade. ” A nossa comunidade tem pontos e paisagens belíssimas, nada melhor do que explora-las”.comenta Gilberto Junior, fotógrafo.

O casting da terceira idade foi composta por, Aloísio Pimentel (86 anos), Maria Maia(63 anos), Hilda Machado(86 anos), e o casal, Jair e Rita Lopes, 63 anos e 61 anos. “Fiquei com um frio na barriga quando recebi o convite. Fiquei pensando “Ah! fazer fotos? Poses? Isso é coisa de jovem”, pensei bem, topei! Me joguei. Temos que nos permitir. As coisas estão aí para todos, sem distinções.  Tô me saindo uma top model.  Mas, tenho que destacar o quanto a equipe foi de tamanho zelo e carinho conosco, nós deixando super a  vontade. Adorei, é uma delícia, com meus  mais de 60 anos poder experimentar algo tão novo. Já quero ser da área”, disse aos risos Maria Maia que é avó de Maria Luiza de 11 meses e Ryan de apenas 5 anos.

Ser vovó é considerado “transbordar amor”,  no caso do Aloísio Pimentel é ainda “sem medida”, pois, ele possui seis netos e três bisnetas. “Bisa”  é o nome apelidado   carinhosamente  pela bisneta mais velha,   Isadora Pimentel, de 11 anos. O super vovô perdeu sua visão após  problema de saúde, mas, encontrou na escrita uma alternativa de mimar ainda mais cada um deles.” Minha família é algo que muito me orgulho, meus amores, como bem digo “meu jardim”. No meu trabalho de produção literária busco sempre fazer uma homenagem.Como fiz para a mais nova  membro da família, a pequena Ohona de 3 meses de vida. Logo nos seus primeiros dias de vida foi presenteada com  um poema que fiz e  mandei emoldurar no seu quarto, disse todo emocionado o escritor Aloísio Pimentel.

Engana-se, que pensa quem que fazer  parte de grupo de anciões é se privar de uma vida ativa e animada. A prova disso é  Hilda Machado, que  diante dos seus 86 anos  sabe gozar de cada momento da sua vida. Ela administra uma rotina totalmente agitada. Ficou a frente por mais de quatro anos da  liderança do grupo de mais de 30 idosa na sua  igreja, é adepta das redes sociais,  além disso,  a anciã  encontra tempo para cuidar da sua estética,  pois se considera uma pessoa vaidosa.” Fala Hilda” , descreve. Segundo a própria Hilda, ela é é conhecida na sua comunidade religiosa por andar sempre com o sorriso no rosto e autoestima elevado.

Casados há mais de 40 anos,  Jair e Rita Lopes possuem cinco netos. Dentre eles,  três residem na cidade de Feira de Santana.  Neste dia dos avós não vai acontecer o almoço e lanche com todos reunidos,  por conta da pandemia. Os vovôs babãos enfrentaram a saudade, mas, segundo eles já encontraram uma maneira de amenizar a ausência. “Dois vivem aqui,  inclusive, um deles acompanhou a sessão de fotos e ficou encantado. Mas, três estão distantes e com essa pandemia  não estaremos juntos,  porém, nossos corações estão em comunhão. Conto com às redes sociais para amenizar a saudade, fazendo principalmente  chamadas de vídeo”, comentou o casal.

A ação que aconteceu no último final de semana contou com seis parceiros. Dentre eles, proprietários de comércios da região e profissionais da área da estética.

“Apoiar o projeto de resgate de autoestima de idosos da minha comunidade é super gratificante e de imensa alegria. Em meio a todo esse processo pandêmico enfrentado, saber que de alguma forma estou fazendo a minha parte, ainda mais dos nossos patriarcas  é muito prazeroso. Espero ter elevado a alegria dessas senhoras que são um tesouro de histórias e contribuições pra jovens e pra sociedade como todo”, descreve Jaqueline Silva, proprietária da Sou Linda Bouotique(@soullindaboutique) que fica localizado no Vale das Pedrinhas.

Os cuidados  com as madeixas, pés e mãos, ficou por conta do Salão JS Belle. ” Foi muito gratificante, tanto  pessoal como profissionalmente ver o sorriso de cada uma delas. Saíram renovadas. O cabelo é algo super importante para uma mulher e após uma mudança de visual. A alto estima fica nas alturas. Poder fazer esse trabalho com essas vovós é especial demais “, disse Sabrina Soares, proprietária do Salão JS Belle(@js.belle04) que fica localizado no bairro da Santa Cruz.

Produção:

Luis Lago

Gilberto Queiroz

Gustavo Erik

Créditos:

@arianne15_

@Eaii_guuh

@etadennysilva

Produção geral:

@oficialluislago

Fotos:

@photografiasdogil

Parceiros lojas:

@nordestegriffe

@novoguedesloja

@luzdapretaacessorios

@soullindaboutique

Parceiros Salão e Maquiagem:

@js.belle04

@eudanielasantos

Confira o resultado nas redes sociais do Nes.

COMPARTILHAR
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.