Iniciativa do deputado Bacelar, Instituto Crescer completa 13 anos de serviços prestados à comunidade do Nordeste de Amaralina

Levar atendimento de saúde de forma gratuita e com agilidade. Esses são os principais alicerces do Instituto Crescer. Fundado há dezesseis anos, através de iniciativa do hoje deputado federal Bacelar, o projeto atualmente conta com três unidades de atendimento: Boca do Rio, Itapuã e Complexo Nordeste de Amaralina. Cerca de 2 mil pessoas são beneficiadas mensalmente com atendimentos nas áreas de Ginecologia, Clínico Geral, Psicologia, Pediatria e Pré-Natal. Além disso, o Instituto Crescer oferta à população dessas três localidades o serviço e assessoria jurídica.

“O Instituto Crescer é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundado em 05 de novembro de 1999, com objetivo de prestar serviços à população carente em especial nas áreas de saúde e educação. Ao longo desse período, nas três unidades, foram realizados mais de 258.000 atendimentos para mais de 80.500 pessoas. A missão das Clinicas do Instituto Crescer é ser mais uma alternativa gratuita de atenção à saúde da população carente de nossa Salvador”, destaca o deputado federal Bacelar, idealizar e sócio benemérito do projeto.

Unidade Nordeste – Em 2008 foi inaugurada a Clínica do Instituto Crescer do Nordeste de Amaralina na Rua Vinte e Seis de abril nº. 35 – Santa Cruz, aberta ao público no dia 27 de agosto de 2008. A unidade atende gratuitamente pessoas de qualquer bairro da cidade, mas com atenção especial às comunidades Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho, Santa Cruz e adjacências. Na Clinica do Instituto Crescer do Nordeste, já passaram mais de 25.000 pessoas que realizaram mais de 55.000 atendimentos distribuídos nas especialidades de Clinica Médica, Pediatria, Ginecologia, Pré-natal e Preventivo.

Os atendimentos funcionam através de marcação, sempre às quartas-feiras e por ordem de chegada.

“O paciente já é atendido na semana seguinte. Além de gratuito, temos a agilidade e qualidade nesse atendimento. Aqui atendemos crianças, adolescentes e jovens que às vezes vão ao posto de saúde e esperam dois ou três meses para serem atendidos. Além disso, temos uma equipe médica totalmente compromissada com o social. Voluntários, que nos ajudam diariamente a fazer esse trabalho acontecer. Estamos sempre buscando, diante das dificuldades que a gente sabe que existe no sistema de saúde, ajudar a trazer saúde gratuita para a população. ”, ressalta Érico Martins, responsável pela coordenação geral do projeto.

“Como morador, liderança, pedagogo e enquanto coordenador das unidades eu enxergo esse trabalho como de suma importância para a comunidade do Nordeste de Amaralina. Só temos a agradecer ao Instituto e ao grande benemérito, o deputado Bacelar, por essa grande iniciativa”, completa.

As palavras de Érico são reforças por Carlos Moura, presidente do projeto:

“O Instituto Crescer, através da Clínica do Nordeste, desenvolve um trabalho sério, dedicado e comprometido com a população mais vulnerável. Com simplicidade ocupamos o espaço de ausência dos poderes públicos e cuidamos de quem mais precisa. Cada atendimento realizado é mais uma vida protegida”, explica Calos Moura, presidente da instituição”.

Mais informações:

Instituto Crescer : R. Vinte e Seis de Abril, 35 – Santa Cruz, Salvador

COMPARTILHAR
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU