Posto de saúde do Nordeste de Amaralina está realizando testes de Covid-19

Exame está disponível em 24 unidades básicas e só é aplicado em pessoas que apresentam sintoma da doença

Os testes para detecção de Covid-19 já podem ser realizados em 24 unidades básicas de saúde em Salvador. Os pacientes são submetidos a triagem dos profissionais da área de saúde e a testagem somente é feita em pessoas que apresentam sintomas da doença.


O processo é rápido: basta coletar uma amostra da secreção do nariz do paciente pelo swab (espécie de cotonete longo). O resultado sai em 45 minutos. Em caso positivo e se o paciente tiver sintomas leves, ele é orientado a iniciar o isolamento domiciliar e passa a ser acompanhado de forma remota pela SMS através do programa Salvador Protege.


Se os sintomas forem graves, o paciente é encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento ou, a depender da avaliação médica, para internamento hospitalar em leito clínico ou de UTI.


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em apenas dois dias, 14 testes foram aplicados, com dois resultados positivos. O teste de antígeno, oferecido pelos postos de saúde, têm 93% de confiabilidade.

COMPARTILHAR
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.