Caminhada do Povo de Santo do Nordeste de Amaralina Acontece neste domingo

O cortejo partirá do Final de Linha do Nordeste em direção à Praia de Amaralina, onde será entregue o presente à Rainha das Águas. Após o ato, um ajeum (refeição) será servido aos participantes.

“É uma cultura que representa toda história de um povo e a ideia é justamente mostrar o candomblé para além do Nordeste. É sobre manter viva a história e tradição do nosso povo”, afirma Rodrigo Coelho, um dos membros da coordenação da caminhada.

A CAMINHADA – Embora já existisse no imaginário da comunidade, a primeira edição da Caminhada do Povo de Santo do Nordeste de Amaralina ocorreu em 2011. A iniciativa partiu do já falecido babalorixá João Luis e do próprio Afoxé Bamboxê.

A primeira edição do evento teve como título “Ganga Zumba” em referência ao “primeiro rei do Quilombo dos Palmares, um dos muitos quilombos da era colonial no Brasil que servia como abrigo aos escravos fugitivos”. A organização contou com a participação do Bamboxê, do Nordesteusou e dentre outras pessoas que também abraçaram a idéia.

“Fomos para cima e colocamos todos os pais e mães de santo na rua. Fizemos uma caminhada grande, bonita. Isso foi um marco nunca feito que é colocar o povo de matriz africana na rua”, lembra Almir Odun Ará, vocalista do Bamboxé e um dos principais articuladores da primeira Caminhada.
A caminhada do Povo de Santo do Nordeste de Amaralina contará com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador através do programa Procultura

COMPARTILHAR
Advogado, Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas. Diretor executivo do @nordesteusou