[Talento NES] Conheça o “velho Juá”

“Vivemos num país rico, porém cheio de armadilha…”. É através desses versos que o senhor Joaquim expõe seu desejo de um país melhor. Sr. Joaquim tem 70 anos, é morador do Complexo Nordeste de Amaralina e artista nato. Seu dom para as artes foi descoberto ainda jovem lá na sua terra de origem, Catu, porém a vida o levou para outros caminhos. O jovem Joaquim migrou para cidade grande, aqui acabou se especializando como mestre de obras e através desse ofício viajou pelo Brasil, deixando as poesias de escanteio. Ao envelhecer Joaquim sentiu a necessidade de voltar aos hábitos antigos de escrita, então retornou os estudos e retomou sua produção poética.

Nesse novo ciclo o Sr. Joaquim prestou vestibular, com objetivo de cursar direito e infelizmente após algumas tentativas sem sucesso ele desistiu da graduação, mas seu desejo por um país melhor e justo continua, e ele segui quebrando barreiras para encantar o mundo com sua obras. Aí vai uma de suas poesias.

Mais um aí que serve pra mim, pra você e pra todo mundo.
Triste vida

Minha vida é manço, entre crise e ilusão.
Toda esperança perdida que eu tive nessa vida.
Foi uma triste desilusão. Parei, não sou estudado, conheço alguns estádios e tenho educação.
Pra que tenha uma vida mansa é aí que a cuma cansa.
Onde vem a abundância?
E a generalização?
O ficha era bem ruim.
Meu Deus, cuida de mim,
cuida de mim,
eu sou uma pessoa boa,
mas estou chegando ao fim,
parece que eu destino foi
quem me fez a traição, eu
não fiz mal a ninguém,
rezamos tudo que convém.
E a todos ama no fundo do meu coração.
Ao meu santo Deus, eu digo, e Jesus eu peço perdão.”

@velhojuacultura

COMPARTILHAR
Apaixonada pela arte de se comunicar, pois através dela podemos quebrar barreiras. Estudante de jornalismo, ativista e leitora ativa.