O que antes era um lixão ao céu aberto, agora dá lugar a jardins. Segundo a prefeitura, já foram contemplados bairros como, Santa Cruz, Pirajá, Ondina, Capelinha de São Caetano, Amaralina, Liberdade, Pau da Lima, Praia Grande e São Cristóvão.
De acordo com o gerente da Prefeitura-Bairro Pituba/Barra, Raimundo Pereira, o trabalho resolveu a situação de três endereços com “problemas críticos de descarte irregular de lixo”. “A Rua Nova República, na entrada da Santa Cruz, tinha lixo e entulho de ponta a ponta. Há uns 15 dias, a Limpurb colocou vasos de plantas e as pessoas pararam de jogar seus resíduos no local. Deixou de ser um enorme lixão e se transformou em um grande jardim”.
Ainda segundo ele, a mudança de hábito também tomou conta dos moradores da Rua Natália Vinhais, no Nordeste de Amaralina. Ele lembra que a escadaria era tomada pela sujeira dos descartes da comunidade. No entanto, diz, a realidade é outra após o plantio das mudas de árvores e recolocação das caixas coletoras. “Funciona. A ideia dá muito certo. Esse local também era muito ruim. Agora as pessoas parecem estar se conscientizando e não jogam mais lixo”.
O presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira, afirma que tem sido um trabalho com resultados significativos. “A nossa atuação não fica restrita à extinção do ponto de lixo, do ponto de vista físico. Também realizamos um trabalho de conscientização dos moradores para que não haja o descarte irregular, além de intensificarmos a fiscalização na área. De forma geral, temos um resultado muito positivo, mas só funciona se for realizado em parceria entre a Limpurb e a comunidade. Todos juntos em prol do bem maior que é a manutenção da limpeza da cidade”.