Os soteropolitanos podem se preparar para não tirar a sombrinha da bolsa ao longo de toda a semana. O conselho é da meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diante do tempo chuvoso registrado nesta segunda-feira (7).
Só nesta segunda, já tinha chovido 25,8 mm em média, em toda a cidade, de acordo com o Inmet. Nas últimas 12 horas, o local onde mais choveu foi o bairro de Tancredo Neves, onde os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram 36,4 mm. Logo em seguida, vêm Águas Claras e São Caetano, com 32,34 mm e 30,91mm, respectivamente.
“Os meses de abril e maio têm chuvas frequentes e maio é o mais chuvoso do ano. O que varia de um dia para o outro é o volume, mas, este mês, não teve nenhum dia que não tivesse ocorrência de chuva”, explica Cláudia Valéria.
A previsão é que o tempo fique instável em todo o litoral da Bahia até o fim da semana, com alguns períodos de abertura para o sol. Mesmo assim, a chuva deve aumentar. Desde o dia 1º, salvador registrou 61,3 mm de chuva. “Isso é apenas 17º do que costuma chover em maio, que é algo em torno de 360 mm”, completa.
Ocorrências
Até as 8h desta segunda, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) tinha recebido quatro ocorrências. Segundo o órgão, foram duas ameaças de desabamento de imóvel e dois desabamentos de muro. Não há registro de feridos. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
Já os motoristas devem tomar cuidado ao passar pela Avenida Paralela. Segundo a Transalvador, há um ponto de alagamento em frente ao Bahia Café Hall, no sentido Aeroporto.
A temperatura máxima prevista em Salvador é de 29°C, enquanto a mínima é de 23°C.