Yuri Carvalho, de 38 anos, foi coroado Mister Trans Internacional no dia 3 de junho de 2024, em evento realizado no Centro Cultural da Diversidade, em São Paulo. A vitória, segundo ele, é fruto de um esforço conjunto e de muita dedicação. “Montamos um QG na casa das minhas assessoras para angariar verba para que eu conseguisse competir em São Paulo. Não foi fácil, mas sempre pensei que não era impossível”, declarou Yuri.
O caminho até a conquista internacional foi pavimentado por títulos locais e regionais, como Mister Salvador, Mister Bahia e Mister Nordeste. Todas as viagens a São Paulo foram custeadas por Yuri de forma particular, até que, desta vez, ele pôde contar com o apoio de amigos, familiares e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, órgão vinculado ao governo da Bahia. “Com muito suor e fé, consegui contar com o apoio das pessoas para que o sonho se concretizasse”, afirmou.
Foto: Tetê Carreia
Para Yuri a visibilidade dos homens trans em competições como esta é crucial para que eles ocupem todos os espaços, sejam públicos ou privados. Ele ressaltou a importância de superar obstáculos relacionados à hormonização, cirurgias e uso do nome retificado. “Representar o meu Estado é uma responsabilidade porque sou um exemplo de que quando queremos realizar um sonho, é possível. Nunca desestimule o sonho de uma pessoa”, disse ele.
Além de ser um exemplo de perseverança, Yuri acredita desempenhar um papel fundamental no apoio a outros homens trans. “Já salvei muitos meninos trans de não cometerem suicídio”, revelou.
Yuri competirá novamente em 2025, em um país ainda a ser informado. “Sou fundador do time de futebol de homens trans chamado Fênix e canto nas paradas de bairro de Salvador a música ‘Sol no Peito’ de Nick, que me emociona por tudo que enfrento na minha vida”, compartilhou.
E por fim, ele expressou profunda gratidão a todos que o apoiaram ao longo de sua jornada. “Agradeço a todas as pessoas que me apoiaram, acreditaram em mim e à comunidade do Nordeste de Amaralina”, concluiu Yuri.