spot_img

A Favela no topo incomoda

Published:

A favela quando está no topo certamente provoca indignação naqueles que não gostam de ver o crescimento da periferia, e quando a música é de uma favelado preto os olhares começam a ficar tortos.
O som que veio da periferia tomou conta de todo o Brasil. O hit que pode se tornar a música do Carnaval de Salvador, “Deixa eu botar meu Boneco” é alvo de diversos ataques nas últimas semanas. O cantor e dono do hit Deivison Nascimento Santos, de 23 anos, vem sendo bombardeado pela mídia tradicional e por diversos sites de fofocas.

Com a força da periferia e do povo da favela a músicae caiu nas graças do povo e já foi cantada e dançada por diversos artistas nacionais e internacionais, longe do mundo dos algoritmos onde se investe milhões para manter a música no topo. Oh Polêmico que tem sua história de superação no pagode baiano, rompeu todas essas barreiras e conseguiu se recolocar no mercado como um do principal nome do pagodão baiano.

A disputa de ego vem desde o tempo do axé onde certos empresários pagavam jabás caríssimos para não deixar a música de seus principais concorrentes tocar em outras rádios, contribuindo para o enfraquecimento da Axé Music.

Os jabás foram substituídos por robôs que atuam nas redes sociais beneficiando determinados artistas. Mesmo assim não foi capaz de conter a resistência e força da música que ecoa nos paredões em todos os bairros populares de capital baiana e do interior. A letra pode até não ser considerada uma das melhores, mas o ritmo contagiou a todos de maneira espontânea e orgânica e mostra o verdadeiro som curtido dentro do gueto. Talvez seja isso que incomoda uma parcela suja da imprensa baiana que mais uma vez foca apenas na miséria para ganhar audiência, fazendo seu perfume e roubando a nossa essência.

Jefferson Borges
Jefferson Borges
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img