spot_img

5ª edição do Balaioxê atrai multidão

Published:

O dia 1º de fevereiro entrou para o calendário dos moradores do Nordeste de Amaralina, adeptos e simpatizantes da religião de matriz africana como o dia de reverenciar Iemanjá.

O tradicional Balaioxê, realizado
através de uma parceria entre o Nordesteusou e o afoxé Bamboxê, reuniu mais de 200 pessoas, que com muita alegria, cantigas de candomblé e gratidão, partiram do Nordeste rumo ao bairro do Rio Vermelho.

A mãe de santo Ivani de 76 anos, moradora da Federação, participou pela primeira vez na ala das baianas e não escondeu a emoção ao ver crianças, jovens e adultos, demonstrando que a fé resiste e perpassa de geração em geração.

“Cada passo que dou é de pura emoção e gratidão. Esse momento não tem dinheiro nenhum no mundo que possa pagar. Iemanjá é meus caminhos no axé e minhão herança, através da minha fé nela, eu já alcancei diversos milagres ao longo da minha vida. Um legado de vida. Ela é a nossa Rainha”, disse reverenciando.

Um dos organizadores do
evento, Almir Odun Ará, considera a ação como um ato de resistência e celebração pela vida:

“Nós começamos isso aqui como uma forma de inovar no começo dos presentes do Rio Vermelho. Quando a gente saiu, não tinha tanta gente. Hoje nós já estamos vendo outro tipo de Rio Vermelho do dia 1º. Então, nós criamos essa missão, além disso, temos que reconhecer o poder da vida. Já que passamos por um momento muito difícil com a pandemia. Nós estamos reestabelecendo nossos atos culturais e resistindo. Provando que o nosso povo é mais forte do que muita coisa que está aí jogada no segredo da vida”.

Por onde passava, o cortejo encantava as pessoas. Como foi o caso da turista Poliana Santos, 24 anos, de Ribeirão Preto. Pela primeira vez em Salvador .

“Estou encantada, a energia é surreal, eu estou contagiada pela beleza. Parabéns! Claro que também vou pedir e agradecer! Viva a Rainha”.

Rodrigo Coelho, diretor Jurídico do NORDESTEuSOU e da Associação Casa Nes, falou do quanto é importante esse atividade para a comunidade do Nordeste de Amaralina.

“Vem aí o nosso carnaval, onde serão 7 dias e 52 blocos apoiados por nós. O Nordeste de Amaralina está de parabéns, mas também esse ano é um ano de eleição, ano esse que, precisamos cobrar um Posto de Saúde, transporte, uma comunidade melhor. Só dá para fazer isso se fizermos diferente de todos os outros anos, faz sim da comunidade mais justa, igualaria e que a polícia nos respeite e que a política nos respeite e que possamos ter mais futuro para nossa juventude e para o nosso povo”.

Para a presidenta do Afoxé Bamboxe, Elaine Souza o presente mantém viva antigas tradições:

“O Balaioafoxé é um processo de resgate da historia cultural do Nordeste de Amaralina, resgatado Há pelo Bamboxê, que é um dos primeiros afoxés do Nordeste de Amaralina. É de importância fazer essa homenagem à dona das águas, a grande mãe”.

Luis Lago
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img