Bcs Santa Cruz realizou o projeto Living Peace/Dado da Paz na comunidade da Nova República

Published:

“Como as guerras começam nas mentes dos homens, é nas mentes dos homens que se devem construir as defesas da Paz.” (Constituição da UNESCO).

Como um instrumento de paz, num percurso no qual se aposta no desenvolvimento da criatividade e autonomia da juventude para enfrentar as problemáticas e conflitos, aprendendo a dialogar e a serem protagonistas, adquirindo assim a consciência das próprias potencialidades, sentindo-se todos responsáveis por tudo, e principalmente pela manutenção da paz, o Projeto Living Peace/Dado da Paz, que atende a Comunidades de todo o Mundo, desembarca na Comunidade de Santa Cruz, na tarde do último sábado(27/04).

A educação para a paz significa promover uma ação prática no âmbito de um contexto específico, partindo das relações interpessoais, sem perder de vista os problemas mais amplos, como os modelos de desenvolvimento, a distribuição dos recursos e a gestão do poder, fazendo atos e ações concretas para transformar, a partir da base, uma sociedade globalizada na qual a falta de direitos e graves desigualdades podem até mesmo fazer com que se torne sem sentido, para muitos, a pronúncia da palavra “paz”.

E nesse sentido, a Base Comunitária de Segurança da Santa Cruz proporcionou aos alunos, professores da Fanfarra FAMTESA, da Banda de Percussão Nova República e a algumas alunas do Curso de Balé promovido pela Associação de mesmo nome, bem como a Lideranças e moradores presentes, através do Projeto Living Peace International, um percurso de educação para paz, o Dado da Paz.

O Projeto baseia-se no lançamento do “Dado da Paz”, em cujas faces não existem números, mas sim frases que ajudam a construir relacionamentos de paz entre todos. Este dado é inspirado nos pontos da “arte de amar”, que Chiara Lubich havia proposto, sob forma de um dado, às crianças do Movimento dos Focolares (fogo de amor no lar).

Ações como estas constroem pontes de fraternidade, uma vez que a paz não é silenciosa, ela é concreta, nasce de ações concretas para o bem da sociedade. Não basta apenas sermos pacíficos(as), temos de ser protagonistas do movimento pela paz.

Até hoje, mais de 1000 escolas e grupos estiveram envolvidos no projeto e mais de 600 mil crianças, adolescentes e jovens ao redor do mundo foram alcançados pelas suas iniciativas.

O Living Peace trabalha no sentido de reforçar as colaborações e cooperar com tantas outras iniciativas existentes no mundo para a construção de uma “rede” de paz que abrace toda a terra, e assim, a BCS Santa Cruz foi contemplada para difundir o seu objetivo de “fazer crescer, o máximo possível, o empenho em viver a paz e pela paz nos diversos ambientes de aprendizagem e de vida”.

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img