Um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), conhecido como ponto de descarte de resíduos recicláveis, foi alvo de vandalismo, no Parque da Cidade, Itaigara, na madrugada de segunda-feira (26). Segundo a prefeitura já somam 30 PEV’s vandalizados nos últimos oito meses.
De acordo com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS) a ação de pessoas que quebram esses pontos de descarte de resíduo é frequente. “Esses equipamentos [Ponto de Entrega Voluntária] são queimados, tombados, pixados e ainda quebram a tampa para pegarem os resíduos que estão na parte interna. Nós estamos estudando um novo formato mais resistente. Pois o número dessas caixas que ficam inutilizadas por acão de vândalos está alto. Só prejudica a comunidade”, diz.
Ainda de acordo com a SECIS, não há prazo para instalar outro equipamento no local, já que o ponto de resíduos recicláveis foi removido após o incêndio criminoso pois o equipamento ficou inutilizável. “É um prejuízo para os cofres público. Não temos previsão de quando será recolocado um novo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) no local”, informa.