Em reunião, realizada na tarde desta quinta-feira (6), entre representantes da comunidade e a 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (Nordeste de Amaralina) foram apresentadas algumas medidas referentes ao Carnaval 2020 no Circuito Mestre Bimba. O Nordesteusou esteve representado pelo advogado Rodrigo Coelho.

Entre algumas medidas passadas pelo Comandante da 40ª, Major PM Valdino Sacramento, está a questão do horário de encerramento da festa no circuito. Assim como vinha ocorrendo em anos anteriores, o horário limite estabelecido é 2h. De acordo com o major, mesmo oficializado como Circuito oficial do Carnaval (desde 2016) a prefeitura define a folia do Nordeste como “carnaval de bairro”, e é a partir dessa definição que é estipulado o prazo para encerramento da festa. “O planejamento da PM é baseado no que foi acordado entre o Comando e a Prefeitura. Estamos a disposição para no planejamento futuro redefinir horários, de acordo com que nos for transmitido pelos órgãos competentes. Estamos apostando no sucesso do carnaval desse ano, com muita paz e sem incidentes”, pontuou.
A medida foi alvo de descontentamento, uma vez que, o prazo estabelecido para o término da festa, às 2h, acabou sendo, somado ao costumeiro atraso dos blocos, os motivos principais para que alguns blocos não conseguissem desfilar.

Presente ao encontro o advogado Rodrigo Coelho protestou contra a medida da Prefeitura: “É um absurdo que a prefeitura de Salvador trate o Carnaval do Nordeste de Amaralina com tanto descaso. Reconhecer como oficial apenas não é o suficiente, além de continuar tratando o carnaval como carnaval de bairro, ao logo dos anos o que temos visto é uma ausência total dos serviços públicos. O carnaval do Nordeste só existe porque nós lutamos para acontecer se depender da prefeitura nada acontece.
Jose Carlos, comerciante e que trabalha no circuito há 5 anos criticou essa decisão, “Até quando eles vão continuar tratando a nossa comunidade desse jeito, lutamos tanto para oficializar o carnaval e não temos os mesmos direitos dos outros circuitos tradicionais, queremos respeito nosso carnaval é de trio não de palco a prefeitura tem que nos ajudar. é a única chance que temos de fazer um dinheirinho”.