Pessoas que possuem doenças respiratórias crônicas, como bronquite ou asma, estão entre os grupos mais vulneráveis a complicações da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde colocam estes indivíduos entre os mais suscetíveis a essa enfermidade.
O fato de ela atingir o sistema respiratório faz com que possam ocorrer mais complicações em quem se encontraneste grupo, segundo o professor de pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Clystenes Soares. Veja abaixo alguns motivos:
- Uma pessoa com essa condição já tem um pulmão mais enfraquecido, do ponto de vista de sua estrutura
- Doenças crônicas deixam, por consequência, o sistema imunológico mais enfraquecido
- O vírus pode agravar ou até mesmo abrir portas para uma infecção bacteriana secundária
Veja os cuidados específicos que quem sofre de doenças respiratórias deve tomar:
- Ter a condição controlada da melhor forma possível
- Seguir toda a prescrição médica já passada no acompanhamento da condição
- Se preservar ao máximo, não se expor ao contato com pessoas suspeitas de portarem o vírus
Entenda os riscos
Soares ressalta que, para esse grupo, o coronavírus apresenta riscos similares a outros vírus que atacam o sistema respiratório, como o influenza, causador da gripe.
A diferença é que já existe vacina para a gripe. Não há, por sua vez, nenhuma vacina ou medicamento de ação comprovada contra a infecção causada pelo coronavírus.
“O que acontece é que muitas vezes os sintomas de Covid-19 são parecidos com os sintomas de influenza [gripe]”, afirma o infectologista Leonardo Weissmann. “Além disso, quem tem alguma doença crônica, qualquer uma, normalmente tem o sistema imunológico mais frágil.”
Cuidados que quem tem doenças respiratórias crônicas deve tomar
Para Soares, é importante manter a doença controlada e tomar as vacinas em dia, especialmente a de pneumonia e a da gripe – esta última, cuja vacinação começa no próximo dia 23.