[ENTREVISTA] – Vereador Claudio Tinoco: “Temos o desafio de ver implantada uma unidade de emergência 24 horas na região do Nordeste”.

Published:

Claudio Tinoco é formado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 1994. É especialista em Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, e em Gestão de Cidades pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Foi eleito vereador pela primeira vez em 2012. Em 2016, foi reeleito e o que aconteceu novamente em 2020. Antes da exercer a vereança, foi secretário estadual de Infraestrutura, durante a gestão do ex-governador Paulo Souto. Já vereador eleito, licenciou-se do cargo para presidir a Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão oficial de turismo da capital baiana, e posteriormente a Secretaria Muncipal de Cultura e Turismo de Salvador.

Novamente um dos vereadores mais votados do Complexo Nordeste de Amaralina com 2.379 votos (perdendo apenas para Luiz Carlos com 2.580), Tinoco salienta que esse resultado é fruto da sua atuação no Complexo há treze anos.

Em entrevista exclusiva ao Nordesteusou (NES), Claudio Tinoco falou sobre os projetos do seu mandato para a região, investimentos para o carnaval do Nordeste   e assumiu o compromisso para  a construção de uma UPA 24h no bairro. Confira entrevista na íntegra:

NORDESTEUSOU – O senhor foi eleito para o terceiro mandato e, mais uma vez, com expressiva votação dentro do Complexo Nordeste de Amaralina. Como atender a expectativa desses eleitores?

Claudio Tinoco –  Primeiro, é importante ressaltar que esse resultado é fruto da minha atuação no Complexo há treze anos. ´É essa atuação que tem me levado, nas duas últimas eleições, a ser o vereador mais votado na região. Os moradores do Nordeste, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada já reconhecem o meu estilo de trabalho, com forte e constante presença nas ruas, intermediando obras importantes e defendendo os interesses da comunidade, inclusive em aspectos como a cultura local.

Como é de conhecimento do senhor, os bairros que compõem o Complexo são carentes de diversos serviços, tanto na esfera municipal quanto estadual. Como resolver os problemas da região, sobretudo nas áreas de saúde, educação e segurança?

CT: Avançamos muito na área da Educação com as construções das creches da Rua do Gás e a Dália de Menezes, na Nova República, além de melhorias como a cobertura das quadras do Teodoro Sampaio. Na Saúde, com a construção do posto Menino Joel, elevamos para 100% a cobertura da atenção básica no Nordeste. Mesmo com esses avanços, realmente ainda temos problemas na Educação, sobretudo no ensino médio e profissionalizante oferecidos nos colégios estaduais, que não atraem e formam os jovens para a vida e para o mercado de trabalho. Considero esse um grande desafio para o próximo período. E na Saúde temos o desafio de ver implantada uma unidade de emergência 24 horas na região.

A construção de uma UPA 24h é um sonho antigo dos moradores do bairro. Como contemplar essa demanda? É umas das prioridades do seu mandato atender a esse pleito? Já existe algo em andamento nesse sentido?

CT: Sim, é um compromisso do meu mandato defender a implantação de uma unidade de pronto atendimento 24 horas no Complexo. Salvador ganhou, na gestão de ACM Neto, dez novas UPAs e penso que chegou a hora da região do Nordeste de Amaralina ser contemplada. Por enquanto, temos duas áreas que podem ser aproveitadas que são a área próxima ao Multicentro do Vale e ao perímetro do Parque da Cidade. Mas vamos ampliar essa discussão, inclusive com audiências públicas, para encontrarmos a melhor solução.

Outra demanda dos moradores é a volta dos “amarelinhos”. Existe alguma sinalização sobre a volta desse importante serviço de transporte? O que o senhor pensa sobre o assunto?

CT: Acho que um dos maiores desafios da gestão de Bruno Reis será o transporte público. Hoje, temos um dos consórcios de empresas de ônibus, exatamente o que atende à região da orla, sob intervenção. Particularmente, defendo modais de transporte que oferecem serviços mais próximos da população como o mototáxi e, com certeza, os micro ônibus “amarelinhos” são mais ágeis e impactam menos no tráfego dentro dos bairros. Lembro, ainda, que os moradores do Complexo deverão ser beneficiados nos próximos anos com a conclusão da obra do BRT e a implantação das novas estações.

Na visão de ex-secretário municipal de Cultura e Turismo como o senhor vê a questão do fomento à cultura dentro da comunidade. O que foi feito durante sua gestão dentro do bairro nesse segmento, sobretudo para a juventude?

CT: O Nordeste é vocacionado para a Cultura e a música. Isso me fez compreender a importância do Carnaval e de movimentos como o Núcleo de Capoeira do Nordeste de Amaralina (NUCANA). O Nordeste foi um dos primeiros bairros que contemplamos com o Boca de Brasa, realizando oficinas diversas e incentivando a produção cultural. Incentivos a projetos como o Quabales fortalecem a inserção de jovens na chamada economia criativa. No próximo mandato, defenderei a requalificação do Beco da Cultura como espaço de formação e produção artística e cultural para os jovens do Complexo.

O Circuito Mestre Bimba, ao menos no papel, é tido como um dos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador. No entanto, as associações, donos de blocos e os foliões reclamam maiores investimentos dentro do circuito. Como o senhor vê isso?

CT: Vejo como legítimo. Participei do processo de oficialização do Circuito Mestre Bimba, inclusive promovendo audiências públicas, e chamava a atenção para o aspecto da visibilidade que ganharia o Nordeste. E é muito importante ver o Nordeste em destaque nos meios de comunicação pela sua cultura e pelo maior Carnaval de bairro da Bahia. Por outro lado, é preciso planejar melhor a festa e definir exatamente quais são os aspectos culturais que demandam subsídio ou fomento público, e quais são os aspectos comerciais que devem ser regulados. É importante que o tamanho da festa seja equilibrado com os interesses do folião e dos demais moradores.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img