Na reta final da campanha, a corrida eleitoral para o governo da Bahia, que até então transcorria sem obstáculos para o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), começou a mudar de clima. As informações são do Jornal O Estado de S. Paulo.
A terceira rodada da pesquisa Datafolha, encomendada pela Rádio Metrópole, divulgada nesta quarta-feira (21), mostrou ACM Neto com 48% das intenções de votos e Jerônimo com 31%. Na primeira rodada, em 24 de agosto, o ex-prefeito tinha 54% e, na semana passada, 49%. Já Jerônimo começou com 16% e passou a 28% e agora cresceu 3 pontos porcentuais.
O fato de ACM Neto ter se auto-declarado como pardo no TSE começou a gerar polêmica em um estado no qual quase 80% da população se autodeclara negro. Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra no Brasil é formada por todos os que se autodeclaram pretos e pardos.
A polêmica envolvendo sua autodeclaração como pardo, dentre outros eventos ocorridos nas duas últimas semanas, como a oscilação do resultado de pesquisa eleitoral e a punição da Justiça Eleitoral à coligação de ACM Neto, acendeu o alerta para o ex-prefeito da capital e levou otimismo aos petistas.
A Júlia Duailibi tava bem plena lendo uma notícia sobre a queda livre do ACM Neto na disputa pelo governo da Bahia, mas na hora que apareceu o Grampinho PARDO bronzeado na tela, ela não tankou não. Foi de base! pic.twitter.com/TyclUps1i3
— ClaudioHenriqueVaz (@chevaz) September 21, 2022
Fonte: Metro 1