Com quatro nomes divulgados nesta segunda-feira, a Bahia chega ao total de dez indicados para compor a equipe de transição do governo Lula (PT).
Veja os nomes:
Otto Alencar
Senador da República reeleito nas eleições deste ano, Otto fará parte do Grupo de Trabalho do Meio Ambiente. Otto Roberto Mendonça de Alencar é professor, médico e político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático (PSD). Foi vice-governador da Bahia, deputado estadual e secretário da Saúde.
Antônio Brito
Deputado federal reeleito, Antônio Luiz Paranhos Ribeiro Leite de Brito fará parte do Conselho Político da equipe de transição. Brito é um administrador de empresas e ex-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social.
Rafael Lucchesi
Rafael, ex-secretário de Ciência e Tecnologia do governo Wagner, vai compor a equipe de indústria e comércio. Ele é economista formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e, desde 2011, é diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do SESI. É também integrante do Conselho Nacional de Educação desde maio de 2016. Foi diretor de Operações da CNI (2007-2010), participo do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI). Nesse período foi membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CCT.
Marcos Cavalcanti
Marcus Cavalcanti, que integrará o grupo de trabalho de Infraestrutura, é formado em Engenharia Mecânica pela Ufba, em 1981. Funcionário de carreira, gestor público por concurso e foi chefe de gabinete da Seinfra. Também foi superintendente de Transportes, no período de 2011 e 2012, além de coordenador da UCP / PREMAR do Banco Mundial, entre 2007 e 2008.
Paulo Nacif
Paulo Gabriel Nacif é professor titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participa do Observatório Nacional de Inclusão e Diversidade na Educação – DIVERSIFICA e desenvolve estudos nas áreas de “Inclusão e Diversidade na Educação e Meio Ambiente”, da universidade que ajudou a construir e de onde foi reitor por 9 anos (2006-2015). Ele foi secretário da Educação do Município de Lauro de Freitas-BA e secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) no governo Dilma Roussef (2015-2016). Ele estará na equipe de transição na área de Educação.
Yuri Silva
Silva, que atualmente exerce as funções de coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e coordenador de Direitos Humanos do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), participará da coordenação do grupo de trabalho sobre igualdade racial na transição de governo. Ele foi indicado para o espaço por 14 organizações nacionais que se reúnem entorno da ‘Convergência Negra’, fórum de unidade do movimento negro brasileiro. Ele é jornalista e pesquisador de políticas de direitos humanos.
Bela Gil
A apresentadora de TV e chef de cozinha Bela Gil foi nomeada para integrar o núcleo técnico do governo de transição de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Ela é filha do cantor e compositor Gilberto Gil e ficou conhecida por militar em favor de uma alimentação saudável. Bela Gil comanda o programa Bela Cozinha, na GNT. A nomeação para o grupo foi assinada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Bela Gil integrará a mesma equipe que a senadora e candidata a presidente neste ano Simone Tebet (MDB).
Juca Ferreira
O sociólogo, que integrará a equipe de Cultura, nasceu em 1949, na capital baiana. Ele foi secretário-executivo do Ministério da Cultura entre os anos de 2003 e 2008, e ministro da Cultura do Brasil de 2008 a 2011, e de 2015 a agosto de 2016. De 2013 a 2014, foi secretário de Cultura do município de São Paulo. Juca Ferreira estudou Línguas Latinas na Universidade de Estocolmo, na Suécia, e Ciências Sociais na Universidade Paris 1, em Sorbonne, na França, onde se formou.
Margareth Menezes
Cantora, compositora, atriz e empresária, Margareth Menezes soma 35 anos de carreira artística, é fundadora do movimento Afropop Brasileiro, embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/UNESCO e umas das personalidades negras mais influentes do mundo reconhecidas pela Mipad 100, da ONU, em 2021. Além da carreira artística, preside há 18 anos a Associação Fábrica Cultural, organização social que atua nos eixos de Cultura, Educação e Sustentabilidade. Também estará na equipe de Cultura.
Preta Ferreira
Escritora e ativista da Frente da Luta por Moradia da cidade de São Paulo, Preta Ferreira, de 38 anos, é baiana e estará compondo a equipe de transição do governo Lula no setor de Igualdade Racial.
Fonte: Política Livre