A décima primeira “Confraternização Energia Ancestral – Roda do Candeeiro” já tem data, local e horário pra acontecer. O evento acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro, na escola Olga Figueiredo de Azevedo. Reafirmando a ancestralidade há mais de 20 anos, mestre “Kiabo”, líder do grupo Arco 3 Capoeira, enfatiza a importância do evento:
“A gente desenvolve o trabalho com a arte, em geral. Temos a linguagem principal da capoeira, e trabalhamos também com a música, com a dança afro, percussão e teatro. Debatemos um tema durante o ano e faz essa pequena apresentação de teatro”, pontua.
Kiabo destaca também a importância de manter os fundamentos da famosa dança criada pelos negros africanos escravizados em território brasileiro.
“A capoeira que nós fazemos é um resgate à tradição. Estamos muito preocupados com a “esportifização” da capoeira, sem conteúdo, querendo transformar corpos e tirando toda sua subjetividade. Tem todo um princípio ancestral, tem todo um princípio de conhecimento e pertencimento da nossa história”, relata o mestre.
Confira a programação:
15 DE DEZEMBRO
- 18h – Vivência “Musicalidades da Capoeira” com o Mestre Boca Rica de Pastinha e Mestre Pelé da Bomba
16 DE DEZEMBRO
- 19h – Espetáculo “As Yabás” (CIA de Artes ARCO3 Capoeira)
17 DE DEZEMBRO
- 08h30min – Vivência de Dança Afro com Camila Cigana
- 10h – Vivência de capoeira com Graduada Panterinha
- 14h- Roda de conversas “Folhas sagradas: autonomia e cura através do candomblé” com a Yalorixá Tereza de Oxumaré
- 16h – Batizado, troca de cordões e formatura dos alunos da ARCO3 Capoeira
- 18h – Ritual do candeeiro – capoeira, samba de roda e caruru