O Carnaval no Circuito Mestre Bimba também é sinônimo de mobilização e consciência. Parte disso é o bloco da Prevenção, que desfilará na sexta-feira (17), a partir das 15h, levando aos foliões mensagens de combate a LGBTFOBIA, racismo, feminicídio e educação sexual. O tema desse ano É “USE CAMISINHA”. Durante o trajeto, o bloco realizará a distribuição de 30 mil preservativos e gel para a comunidade, durante os 7 dias de folia.
Em entrevista ao NES, Paulett Furacão, falou sobre a escolha do tema:
“O Trio da Prevenção tem intuito de levar conscientização aos foliões ao uso do preservativo tendo como base o aumento significativo de Infecções Sexualmente Transmissíveis na região Nordeste de Amaralina. Por isso a escolha do tema USE CAMISINHA”.
O bloco da Prevenção tem o apoio da ABCN,IBCM, D’Jorge, Perainda Acessórios, Nordesteusou, Casarão da Diversidade e Site Dois Terços .
Dados – O mais recente Boletim Epidemiológico HIV/Aids, publicado em 2020, revelou aumento de 64,9% das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) entre jovens de 15 a 19 anos e de 74,8% para os de 20 a 24 anos, entre 2009 e 2019. ISTs são definidas, pelo Ministério da Saúde, como doenças causadas por vírus, bactérias e outros patógenos, tendo como principal forma de transmissão o contato sexual (oral, vaginal, anal) sem proteção. Assim, a prática de sexo seguro é a melhor maneira de prevenir as infecções. Contudo, apesar de campanhas para evitar o comportamento de risco e da distribuição de preservativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o aumento dos diagnósticos e a diminuição no uso da camisinha, sobretudo entre os jovens, preocupa especialistas. Segundo o Ministério da Saúde, entre os brasileiros com 15 a 24 anos, faixa etária em que se observou crescimento, apenas 56,6% usam camisinha no ato sexual.