Dificuldades para marcação e prazos longos para consultas são uma constante no Multicentro Vale das Pedrinhas. O Nordesteusou acompanhou o sofrimento dos pacientes de dentro e de fora do bairro que chegam ainda durante a madrugada para tentar a sorte na referida unidade de saúde, ligada à Prefeitura de Salvador e administrada pela
“Somos obrigados a ficar expostos para conseguir atendimento. É um tal de um pré agendamento que é igual a regulação. Marquei um clínico e já tenho seis meses esperando. Falam que está perto, mas nunca chega o dia da consulta”, relatou uma paciente.
“Eu e mais vinte pessoas estamos aqui para dormir na fila para tentar conseguir esse pré agendamento. São mais de 90 dias de espera. É uma raridade conseguir”, disse dona Maria, de 55 anos, que chegou no Multi Centro Vale das Pedrinha no inicio da noite de domingo.
“Estou tentando uma consulta desde março e ainda nada. Quando ligo para cobrar dizem que é para eu entrar no site da Prefeitura”, completou.
Em nota enviada ao NES, assessoria de comunicação da ISAAC afirmou que o longo para realização das consultas é devido à grande demanda. A empresa trouxe também informações sobre a logística de funcionamento do Multicentro.
Veja nota:
O Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) reforça que tem lutado contra a cultura popular em Salvador que para conseguir uma vaga é preciso ir para fila, dormir na fila. E isso, não é real. A liberação de vaga é feita via pré-agendamento. Inclusive, essa cultura de ficar na fila tem sido alvo de denúncias de que há pessoas que ficam na fila e vendem o lugar pela manhã. Para evitar essa comercialização, foi implantada uma filtragem no qual agora, é preciso ter parentesco direto. Todos os nossos serviços são públicos e gratuitos. A demanda é alta, há muita procura, e a oferta de vagas ainda não atende a todos e isso gera uma espera maior do que desejamos.
Como funciona o pré-agendamento?
Por meio do site do Multicentro Vale das Pedrinhas e/ou do QR Code disponibilizado em espaços da unidade, o usuário pode fazer o pré-agendamento sem precisar pegar fila ou estar presencialmente no ambulatório.
Seguindo um modelo autoexplicativo e fácil, o paciente consegue definir as especialidades que deseja ser atendido. Caso o usuário não tenha acesso à internet, ele pode, então, ir até o Multicentro, no horário de funcionamento, solicitar o pré-agendamento aos colaboradores da equipe de apoio. O ideal mesmo é que toda a solicitação seja por meio online para evitar filar ao usuário.
Como proceder para consultar no Multicentro?
Uma vez feito o pré-agendamento, o ambulatório verifica a disponibilidade de vaga solicitada pelo paciente. Estando liberado o dia, horário e especialista, a solicitação é feita e o atendimento fica agendado. A equipe da unidade entra em contato com o solicitante por meio de ligação telefônica informando o dia, a hora e o profissional que irá atendê-lo. Para o sucesso da marcação, os telefones precisam estar corretos na hora de preencher o pré-agendamento. O paciente deve comparecer à unidade com os seguintes documentos: cartão SUS, CPF e documento oficial com foto.
Por que demora liberar uma vaga?
Em alguns momentos, a demanda de pacientes na espera para atendimento é alta, principalmente para algumas especialidades, gerando assim um tempo de espera um pouco maior.
Atualmente, a maior dificuldade da unidade é conseguir o retorno do paciente que fez o pré-agendamento. Em muitos casos, não colocam o telefone correto ou não atendem as ligações de confirmação do atendimento. Isso também acaba por provocar uma demora na liberação de vaga para outro usuário que aguarda a vez.




