O Bando do Nordeste é um coletivo formado por estudantes e professores de capoeira que busca preservar e promover a rica história desse importante elemento da cultura afro-brasileira.
“O Bando do Nordeste é um espaço de união e respeito mútuo”, diz Osvaldo Pereira da Silva Filho, conhecido como professor Empenado, líder e formador de opiniões do Quilombo do Casuá da Semente ao Fogo.
“Ministro aulas e oficinas desde os meus 15 anos, com a instrução do meu Mestre. Isso me permitiu viajar, estudar e compartilhar vivências, abordando a cultura afro-brasileira em vários estados brasileiros e até mesmo fora do país”, relata o professor Empenado.
De acordo com o mestre, “o movimento busca não apenas envolver capoeiristas, mas também pessoas de todas as idades e gêneros, em um ambiente de respeito mútuo e igualdade”:
“Nossa guerra é outra, nossa proposta é de paz. Queremos recriar o espírito das antigas cirandas, onde, nos engenhos e senzalas, os participantes se reuniam não para brigar, mas para criar estratégias de fuga e libertação”, enfatiza o professor.
O movimento Bando do Nordeste acontece mensalmente, sendo que no mês de julho está marcado para o dia 29, às 19h, no Largo da Mariquita – Rio Vermelho.
“Venha prestigiar e somar conosco nesse movimento. Venha em paz, pois a nossa guerra é outra”, convida o professor Empenado.





