Filho do famoso capoera, Mestre Bimba, Mestre Nenel, é uma figura central no Projeto Capoerê, que vem transformando a vida de milhares de jovens em diversas comunidades de Salvador. Fundado nos anos 90 por Fred Abreu, o projeto logo se expandiu, atendendo milhares de crianças. Com a criação da Fundação Mestre Bimba em 1994, o Capoerê se tornou uma política pública, atingindo até dezembro de 1999 a marca de 43 núcleos na Bahia e mais de 6.000 beneficiados. Diversos capoeiristas formados pelo Capoerê se tornaram embaixadores da Capoeira pelo mundo.
Atualmente, em Salvador, cinco núcleos ativos, incluindo Nordeste de Amaralina, Chapada do Rio Vermelho 1 e 2, Narandiba e Plataforma, continuam atendendo centenas de crianças e adolescentes gratuitamente.
“O Capoerê construiu uma história de emancipação, transformação e criação de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social da cidade de Salvador. Nestas comunidades, muitas vezes o projeto é a única oportunidade para vivenciar a cultura e o lazer””, destaca Nenel.