Raízes Mucunã: Empreendedorismo negro e moda representativa

Published:

Gilsilene Araújo, é trancista e idealizadora do projeto de moda Raízes Mucunã. O projeto, agora com dois anos de existência, tem como objetivo principal a representatividade do empreendedorismo negro e de pessoas pretas com diferentes padrões e estilos em editoriais e campanhas comerciais.

“Queremos trazer pessoas pretas para o centro das atenções na moda, mostrando a diversidade e a beleza de nossas raízes. Todos os nossos editoriais são inspirados em temáticas afro”, compartilha.

Além de produções artísticas independentes e fotografia, o Raízes Mucunã oferece oficinas de passarela, rodas de conversas, suporte psicológico, aulas de dança e oportunidades de trabalhos comerciais externos de forma social e sem fins lucrativos.

“Queremos preparar e profissionalizar pessoas periféricas para o mundo da moda, proporcionando a elas as ferramentas e a confiança necessárias para ter sucesso”, explica Gilsilene.

O projeto opera de maneira itinerante, realizando a “Passarela Itinerante do Raízes” a cada seis meses em bairros distintos de Salvador, como uma forma de buscar talentos em diferentes localidades.

“Não termos sede fixa é uma escolha deliberada para que possamos conhecer e oportunizar novos talentos em toda a cidade. Avaliamos nossos candidatos não apenas por sua experiência anterior, mas por seu estilo, oratória e disposição para enfrentar desafios”, descreve Gilsilene.

Aprovados passam a compor o elenco de trabalho e participam de atividades internas e externas promovidas pelo projeto.

“É incrível ver como nossos modelos se desenvolvem e ganham confiança ao longo do tempo. Eles se tornam embaixadores de nossa visão e espalham uma mensagem de inclusão e representatividade”, revela.

O próximo processo seletivo está marcado para janeiro do próximo ano, e em 20 de novembro, o Raízes Mucunã celebrará seu segundo aniversário. Gilsilene planeja um pequeno coquetel de lançamento de conteúdo audiovisual comemorativo e está em busca de apoio de locais e parceiros para viabilizar o evento.

No entanto, o projeto enfrenta desafios, como a necessidade de encontrar um local adequado para realização das aulas e oficinas, já que atualmente todas são realizadas ao ar livre, sujeitas às condições climáticas. Atualmente, a equipe de produção do projeto conta com 15 membros, incluindo 5 fotógrafos, e atende uma média de 80 crianças, jovens e adultos de Salvador e regiões metropolitanas. Nos últimos dois anos, aproximadamente 300 jovens e adultos já foram beneficiados pelo Raízes Mucunã.

Para aqueles que desejam contribuir com o projeto ou obter informações adicionais sobre as atividades e iniciativas do Raízes Mucunã, basta acessar o perfil oficial no Instagram: @raizesmucuna.

Robert Santos
Robert Santos
Um taurino falando de tudo um pouco. Vez ou outra o assunto é sério. Tô sempre procurando maneiras melhores de viver a vida e reclamando no caminho porque ninguém é de ferro.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img