As águas e o arco-íris: previsões bakongo para o ano de 2025

Published:

As religiões de matriz africana na diáspora do Brasil trazem consigo suas tecnologias ancestrais, seus ritos de divinação e diálogo mais estreito com o presente-sendo. Destes sistemas divinatórios poderia destacar o meridilogum, o ngombo, jogo de Àlààfia, dentre outros. As previsões são possibilidades apontadas para que as comunidades possam organizar-se a cada ano, cada ciclo novo que se abre e permanece circulando para um tempo infinito.

Neste sentido, pisando no solo do Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi – Terreiro de matriz Congo-Angola, Localizado no município de Simões Filho-Ba – apresento os caminhos soprados para 2025. O ano será regido pela divindade Hongolo (para os povos bakongo este Nkisi é uma ‘Nhoka Kasambuka’, uma cobra sagrada que serpenteia água na terra, contribui para a circulação das águas neste mundo, com isto potencializando de prosperidade por onde passa. O arco-íris também é o seu símbolo de grande potência, pois desenha no duílo (céu) movimentos de integração de todas as divindades bakongo, sintetizados em um espectro de luz de todas as cores.

Hongolo aponta grandes transformações sociais em nosso país, positivas e negativas. Um ano de grande agitação no plano político, disputas acirradas entre grupos, desavenças e pensamentos opostos. Apesar disto, há uma previsão de mais estabilidade no segundo semestre, sendo propício para investimentos em negócios, mudanças de atitude profissional e aposta de novos projetos. Hongolo é uma divindade marcada pela capacidade de multiplicar, de fertilizar por onde passa, já que como um ‘Nkisi dya Mean’, sua essência se materializa no elemento fundamental a vida – água.

Ainda para o Brasil, é um ano interessante para se pensar em parcerias, afiliações, investimentos coletivos, aquilombamento. Será um ano marcado pela revelação de polêmicas, mentiras recorrentes, escândalos e ações negativas empenhadas contra nós. Nada será ocultado dos olhos de Hongolo.

No âmbito do Mundo, Taata Hongolo nos comunica uma tendência a individualidade, fechamento de parcerias e quebras de protocolos. A natureza

será fortemente afetada por escassez de água, contaminação de nascentes, desastres também com água.

A amorosidade, o afeto, o brilho da alegria são promessas de 2025, fazendo jus a beleza das cobras sagradas e suas potências de conhecimento plantadas neste mundo. Águas renovadas sob nossas cabeças e os bons ventos na caminhada. Hongolo Beka Muvó! (Hongolo traga felicidades)

Taata Tássio Ferreira é o sacerdote responsável pelo Unzó ia Kisimbi ria Maza Nzambi. Multiartista da Cena, escritor, pesquisador, Performer. Doutor em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), atualmente é docente do Centro de Formação em Artes e Comunicação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Líder do grupo de pesquisa Aldeia – Núcleo de Pesquisas Afro- Brasileiras em Artes, Ensinagens e Tradições na Diáspora (UFSB/CNPq).

Email:

contato.tassioferreira@gmail.com

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img