No dia 20 de janeiro, segunda-feira, o Vale do Matatu vai receber um dos maiores eventos culturais da região: o Saraiá da Capoeira 2025, promovendo inclusão e atividade física entre crianças e adolescentes.
A abertura do Saraiá será marcada pela oficina ministrada pela renomada formada Florzinha, da escola de capoeira Agô. A atividade será aberta ao público e terá início às 10h no Espaço Comunidade.

Além das atividades culturais e educativas, o evento também terá um impacto significativo na saúde da comunidade. Em parceria com o Saraiá, será oferecido exame oftalmológico gratuito do dia 20 ao dia 25 de janeiro, das 9h às 18h, no Espaço Comunidade.
Bigu, professor e organizador do evento, destaca a importância da capoeira como uma ferramenta de transformação para jovens.
“Esse evento incentiva crianças e adolescentes a procurar uma atividade física como meio de libertação, salvação e saúde.“, diz ele.
Uma das oficineiras destacadas é Brenda, que aos 4 anos de idade foi aluna do projeto e hoje retorna como instrutora no dia 22 de janeiro, quarta-feira.
O evento conta com o apoio de Gilmar Santiago e Ramon Capoeira.