Emoção e tradição marcaram a Festa dos Pescadores em Amaralina

Published:

O som do atabaque ressoou novamente nas águas de Amaralina. A realização de mais uma edição da Festa dos Pescadores atraiu adeptos do candomblé e curiosos, que se reuniram na Colônia de Pesca Z1 para homenagear a Rainha das Águas. O festejo é organizado pelos pescadores da região com apoio do Nordesteusou e do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo (Setur-BA).

O cortejo, liderado pelo Afoxé Bamboxê, partiu da Rua Getúlio Vargas em direção à orla do bairro. A chegada do balaio, ao som do ijexá, capturou a atenção das centenas de pessoas que se concentravam na Praça Antônio César Pitta e nas barracas de praia. A partida das embarcações para a entrega do presente foi marcada por uma grande emoção, envolvendo todos os presentes.

Um dos apoiadores do evento, o advogado Rodrigo Coelho, ressaltou a importância de manter viva a tradição de quase meio século:

“Manter viva a tradição da Festa dos Pescadores é fundamental para preservar nossa identidade e fortalecer os laços comunitários. Este evento não é apenas uma homenagem à Iemanjá, mas também uma forma de transmitir às novas gerações a importância de respeitar e celebrar nossas raízes.”

Responsável pela parte religiosa da festa, Pai Careca de Ogum ressaltou que o presente “é, sobretudo, um ato de amor e fé”:

“É manter viva a memória dos nossos ancestrais… Dona Preta, Pai João Luís, entre outros, que lutaram pela preservação dessa festa. É extremamente gratificante ver nos olhos das pessoas a felicidade ao ver o balaio passar. Isso não tem preço.”

“Este é um festejo de grande importância para toda a comunidade do Nordeste de Amaralina. Estamos sempre em busca de colaboradores para nos apoiar, e este ano, graças à ajuda de Rodrigo Coelho, através do Nordesteusou e do Governo do Estado, conseguimos realizar uma festa maravilhosa. Que ela continue a crescer a cada ano”, disse o pescador e organizador do evento, Alexsandro Gomes, o Kiko.

“São 16 anos trazendo presentes para Amaralina. No próximo ano, o Bamboxê trará seu presente do Nordeste, garantindo que a população da parte alta também seja contemplada”, completou Almir Odun Ará, do Afoxé Bamboxê.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img