Nas últimas 24 horas, o bairro do Nordeste de Amaralina esteve entre os mais afetados pelas fortes chuvas que atingiram Salvador. Segundo dados da Defesa Civil de Salvador (Codesal), a região registrou um volume significativo de 43,4 mm de chuva entre as 6h da quarta-feira (23) e as 6h desta quinta-feira (24), se colocando entre os cinco bairros mais atingidos da capital baiana.
A intensa instabilidade climática tem sido provocada pela passagem de uma frente fria sobre o oceano Atlântico, impactando não só o Nordeste de Amaralina, mas também bairros como Rio Vermelho (48 mm), Federação (45,1 mm), Barra (44,2 mm), Barris (43,8 mm) e Ondina (43,6 mm).
Apesar do volume expressivo, o bairro não registrou, até o momento, ocorrências graves como alagamentos ou deslizamentos confirmados, segundo o último boletim da Codesal. A Defesa Civil contabilizou, no total da cidade, 91 solicitações em três dias com destaque para 23 ameaças de deslizamento e 6 deslizamentos de terra.
A previsão é de que as chuvas comecem a perder força a partir desta sexta-feira (25), com tendência de céu parcialmente nublado e clima mais estável ao longo do fim de semana.
Enquanto a cidade enfrenta os desafios do tempo, moradores do Nordeste de Amaralina seguem em alerta, reforçando a importância de ações de prevenção e suporte nas comunidades mais vulneráveis da capital.