Há mais de 20 anos, moradores do bairro do Olaria se reúnem em fé e celebração. A festa em homenagem a Santo Antônio e ao orixá Ogum se tornou uma das mais tradicionais do bairro, sendo conduzida pela família Borges. Desde 2004, todos os anos, vizinhos e amigos se unem para participar das orações, comidas típicas e momentos de confraternização.
Everaldo Borges, responsável por manter a tradição, relembra com carinho os primeiros anos, junto com sua atual esposa e na namorada à época. “Nós éramos namorados, não éramos casados ainda. Começamos a rezar juntos, casamos e continuamos. Já são 21 anos”, conta.
A tradição começou inspirada nas trezenas que ele acompanhava quando criança, ainda no Coqueiral de Amaralina, e que hoje carrega com orgulho ao lado da esposa e do filho de 18 anos.
Com bom humor, Everaldo brinca ao ser questionado se alguém já tinha saído casado da reza. “Eu acredito que sim. E não foi uma pessoa só, não! Só não deixo botar Santo Antônio de cabeça pra baixo”, finaliza entre risos.