Sílvio Almeida relembra trajetória e destaca importância do samba junino no Nordeste de Amaralina

Published:

Oriundo das rodas e arrastões de samba junino do Complexo Nordeste de Amaralina — mais especificamente do Samba Charme, no Morro do Areal — o compositor Sílvio Almeida marcou presença no desfile do Samba Brilho, durante o Arraiá do NES, realizado no último sábado (28).

Em conversa com o Nordesteusou, Sílvio, autor de sucessos como “Vem meu Amor”, gravada pelo Olodum e Ivete Sangalo, e “Já é”, registrada pelo grupo Vixe Mainha, destacou a importância de manter viva a tradição do samba junino no bairro:

“Foi maravilhoso participar dessa festa. É muito gratificante, porque valoriza e enriquece a cultura do bairro. A gente compôs para a nossa própria comunidade, para as nossas raízes, algo que já nasce do chão — é orgânico, é genuíno. O primeiro samba junino foi o Samba Boqueirão, que inclusive é mais antigo que o Ilê Aiyê”, contou Sílvio Almeida.

Ele também relembrou o início da trajetória e a canção que abriu caminhos para outras composições:

“A música que me projetou foi ‘Arraiá do Samba Charme’, na época do Samba Charme. Tive a oportunidade de participar de muitos festivais mostrando minhas composições — não só essa, mas várias canções de pagodes juninos daqui que acabaram sendo bastante gravadas. Muitas pessoas nem sabem disso. Acho que deveríamos ter um acervo para guardar essa história e relembrar essas músicas”, completou.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img