No dia 29 de junho, a jovem estilista Jana Pascoal, de apenas 11 anos, levou sua própria marca de roupas à passarela do Fashion América, um dos maiores eventos de moda do Brasil, realizado na Faculdade Anhanguera, em São Paulo. Moradora do bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, Jana desfilou tanto suas criações autorais quanto peças de outras marcas, encantando o público com talento, atitude e originalidade. “Foi mágico! Sempre sonhei em levar minha marca para a maior cidade do Brasil!” compartilhou, emocionada.
Aluna do 6º ano do ensino fundamental, Jana se dedicou nos últimos meses ao planejamento da sua coleção de moda enquanto mantinha o foco nos estudos. “Criei vestidos, conjuntos de calça e cropped, saias, macacões, com o pensamento focado em São Paulo”, detalhou. Suas peças, inspiradas na estética africana, misturam cores vibrantes, tecidos confortáveis e referências à ancestralidade. “Me identifico com a força e o empoderamento da matriz africana!”, afirmou Jana, com orgulho.
A marca criada por Jana se chama Laocsap, “Pascoal” ao contrário, é em homenagem ao avô já falecido, Paulo Pascoal. As suas criações ganham vida pelas mãos de sua avó, Adalgisa Pascoal, de 79 anos, responsável pela costura. A poucos meses do evento, dona Adalgisa sofreu um acidente doméstico e fraturou oito costelas. Ainda assim, com fé e cuidados, ela se recuperou a tempo de finalizar toda a coleção.
Quando as criações de Jana Pascoal surgiram na passarela, a emoção tomou conta da mãe, Néia Santana. “Na plateia eu só chorava, pois passava um filme na minha cabeça com toda a trajetória da minha filha, toda a nossa luta para chegar em São Paulo!”, desabafou emocionada. Mesmo sem apoios ou patrocínios, com muito esforço, a família e amigos próximos garantiram a viagem e a participação, celebrando uma grande conquista.

De volta a Salvador, Jana Pascoal já traça os próximos passos da Laocsap e trabalha em uma nova coleção para o desfile de outubro, novamente no Fashion América. “Vai ser incrível!”, promete, animada. Sonhadora e determinada, ela expressa seus desejos com entusiasmo: “Quero viajar e conhecer o mundo levando minhas criações, sempre com humildade e respeito ao próximo!”. A mãe, Néia Santana, também fez questão de registrar sua gratidão: “Gostaria de agradecer a toda a produção do Fashion América e à Dressed Brand May, Sami e Silvia pelo convite!”
E do coração do Nordeste de Amaralina, a pequena grande estilista, que também é modelo e capoeirista, já inspira outras crianças a acreditarem nos próprios sonhos. Com criatividade, coragem e raízes firmes na ancestralidade, Jana mostra que sonhar alto é só o começo. O resto se costura com afeto, esforço e fé.