Saiba quais serão as 42 paradas do VLT de Salvador

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As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana seguem em andamento e já alcançaram 29,86% de execução, segundo a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). O modal, que promete transformar a mobilidade na capital baiana, contará com 42 paradas distribuídas ao longo de mais de 40 quilômetros de extensão, com expectativa de atender diariamente cerca de 172 mil passageiros.

Considerado o maior investimento em transporte público da cidade desde a implantação do metrô, o VLT deve desafogar o trânsito em áreas críticas, sobretudo no Subúrbio Ferroviário, e integrar diferentes meios de locomoção.

Estações programadas

Foto: Divulgação

A primeira etapa do VLT, que cobre a Cidade Baixa, será a mais densa em número de paradas. Ao todo, 25 estações vão atravessar bairros do Subúrbio até a região central da capital. A proposta é facilitar o acesso dos moradores de áreas populosas ao centro de Salvador, reduzindo o tempo de viagem e integrando-se ao sistema de ferry-boat.

Trecho 1:

– VLT Ilha de São João
– VLT Paripe
– VLT Maternidade Maria de Conceição Jesus
– VLT Setúbal
– VLT Periperi
– VLT Ara Ketu
– VLT Escada
– VLT Praia Grande
– VLT Itacaranha
– VLT Plataforma
– VLT Mercado São Brás do Subúrbio
– VLT Marisqueiras
– VLT União
– VLT Lobato
– VLT Viaduto Suburbana
– VLT Pedreira
– VLT Santa Luzia
– VLT Baixa do Fiscal
– VLT Calçada
– VLT Calçada 2
– VLT São Joaquim
– VLT Ferry-Boat
– VLT Hospital da Marinha
– VLT Instituto do Cacau
– VLT Mercado Modelo

Outro eixo do projeto ligará Paripe ao bairro de Piatã, totalizando 17 paradas.  Nesta etapa, estão presentes os Trechos 1 e 2: um ligando Paripe à Águas Claras e o segundo percorrendo a região de Águas Claras ao bairro de Piatã. Essa etapa será estratégica para interligar zonas residenciais a polos tecnológicos e educacionais, além de criar uma conexão com a orla da cidade.

Trecho 2:

– VLT Rio dos Macacos
– VLT Subestação
– VLT Fazenda Coutos
– VLT Vista Alegre
– VLT Hospital do Subúrbio
– VLT Pata-Pata
– VLT Valéria
– VLT Águas Claras

Trecho 3:

– VLT Castelo Branco
– VLT Regional
– VLT IFBA
– VLT Cajazeiras
– VLT Parque Tecnológico
– VLT Bairro da Paz
– VLT Senai/Cimatec
– VLT Costa Verde
– VLT Piatã

Avanço das obras e previsão de entrega

De acordo com a CTB, a execução tem apresentado ritmo dentro do esperado. O fornecimento dos trilhos, que leva entre 12 e 18 meses, já foi iniciado, enquanto os equipamentos elétricos demandam cerca de dois anos até a entrega. Após 14 meses de obras, os trechos 1, 2 e 3 já mostram evolução significativa.

A meta do governo estadual é iniciar os primeiros testes no Trecho 1, que liga o Comércio a Paripe, até o primeiro trimestre de 2026. Já os demais trechos, que seguem até Águas Claras e Piatã, têm conclusão prevista para 2028.

Jefferson Borges
Jefferson Borges
Publicitário, Ativista Social e Fundador do Portal NORDESTeuSOU.

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