Um grupo de cães tem colocado em risco os freqüentadores da praia e as pessoas que praticam atividades físicas na orla de Amaralina. São muitos os relatos de ataques da matilha, que costuma circular nas proximidades do quartel de Amaralina, tanto pela faixa de areia quanto pela balaustrada.
“Eu estava fazendo cooper na areia quando os cães apareceram. Não tive nem tempo de reagir. Um deles me mordeu na perna e eu precisei correr para o mar para tentar me proteger. Só consegui sair quando outras pessoas que estavam na praia vieram me ajudar”, contou um morador, ainda assustado com o ataque.
“Na sexta-feira estava fazendo exercício na areia, próximo do quartel, quando fui atacada por três cachorros. Avançaram em mim e me morderam na região do glúteo. Tive que tomar vacina anti-raiva. Não é um caso isolado, um rapaz do posto de saúde do Nordeste, me contou que diversas pessoas já foram vítima desse animais. Segundo ela, teve o caso de uma mulher que foi atacada e por pouco não acontece algum pior”, disse uma outra vítima que também optou por não se identificar.
“Me pegaram na covardia. Estava correndo na areia, quando veio o primeiro. Logo depois vieram os outros, pela frente, pelo lado e por trás”, disse uma terceira vítima.



ATENÇÃO:
Se for mordido por um cachorro com suspeita de raiva, lave o ferimento imediatamente com água e sabão e procure um posto de saúde para avaliação médica e, se necessário, vacina e soro contra a raiva. O cachorro deve ser observado por 10 dias ou acione os órgãos de vigilância para investigar o animal.
Ao ser mordido por um cachorro:
- Lave o ferimento:
Lave a área da mordida com água e sabão abundantes, pois o sabão ajuda a destruir o vírus da raiva.
- Procure um posto de saúde:
Dirija-se imediatamente ao posto de saúde mais próximo para receber orientação médica e avaliar a necessidade do tratamento.
- Informe a Vigilância:
Se o animal agressor for de rua ou de origem desconhecida, ele deve ser capturado para observação por 10 dias. Se o animal desaparecer, você deve procurar o atendimento médico de emergência para ser vacinado e receber o soro contra a raiva.
- Vacinação:
A vacina antirrábica e o soro são medidas de prevenção que devem ser tomadas rapidamente. A vacina pode ser tomada logo no posto de saúde, enquanto o soro pode ser administrado em até 7 dias após o início da vacinação.