Por: Bahia Notícias
Após vencer três das últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vitória embalou na luta contra o rebaixamento sob o comando de Jair Ventura. Quando o treinador estreou, na derrota para o Grêmio pela 25ª rodada, o Leão chegou a atingir 80,4% de chances de queda, segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agora, o risco caiu para 44,6%.
A sequência positiva começou com a vitória sobre o Ceará, na rodada seguinte à derrota para o Grêmio. Após um outro revés para o Vasco, o Vitória engatou duas vitórias seguidas — contra Bahia e Santos — alcançando pela primeira vez na competição uma sequência dupla de vitórias. Contra o Peixe, na Vila Belmiro, foi também a primeira vez que o Rubro-Negro venceu fora de casa na competição.
O bom desempenho fez o Vitória chegar aos 31 pontos, na 17ª colocação, mesma pontuação do Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento. No entanto, o Peixe ainda tem um jogo a menos: contra o Palmeiras, atual líder do Brasileirão.
Abaixo do Vitória aparecem Juventude, Fortaleza e Sport, com enormes chances de queda. Segundo cálculos da UFMG, o rebaixamento do Sport é praticamente certo: o time tem 99,79% de chances de queda. Logo atrás, aparecem Fortaleza, com 90,4%, e Juventude, com 89,9%, ambos também com situação bastante encaminhada rumo à Série B.
Portanto, a maior briga do Vitória para escapar do rebaixamento envolve diretamente o Santos, com 34,8% de risco, seguido por Atlético-MG (12,8%), Ceará (6,6%), Internacional (5,5%), Corinthians (5,3%), Bragantino (4,7%) e Grêmio (4%). A partir do São Paulo, nono colocado, as chances de queda são inferiores a 2%.