Lambreta é destaque em novo festival no Centro Histórico de Salvador; saiba mais

Published:

Por g1 Bahia

Famoso point para quem gosta de comer lambreta, o bairro da Mouraria, no Centro Histórico de Salvador, agora tem um evento específico para os amantes do molusco. É o 1º Festival de Lambreta da Mouraria, com programação que vai da próxima terça-feira (18) a 30 de novembro.

De acordo com a Prefeitura de Salvador, seis bares e restaurantes locais participam do evento:

  • Bigu;
  • Koisa Nossa;
  • Mistura Perfeita;
  • Oxente Menina;
  • Bar da Crys;
  • Destampa.

Cada um apresentará suas versões e segredos no preparo da lambreta, com temperos, acompanhamentos e criações exclusivas que reforçam a diversidade da gastronomia local.

Nesses 13 dias, o público também vai aproveitar promoções especiais no estabelecimento.

De segunda a quarta: na compra de duas cervejas, a terceira é grátis; e, ao pedir duas dúzias da iguaria, a terceira é por conta da casa.

De quinta a domingo: ocorre o “Esquenta do Bloco Os Internacionais”, que anima o bairro com música e um combo especial (lambreta + petisco) criado por cada estabelecimento.

O festival é realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o bloco Os Internacionais e com comerciantes locais. A gestão municipal conta que a ideia nasceu justamente de uma provocação do tradicional bloco, cuja sede histórica fica na Mouraria.

O diretor da agremiação, Walter Luna, acrescentou que a produção do festival ocorreu junta à revitalização do bloco. “Esperamos que a população participe do festival, bem como os turistas. Esperamos também que o festival fortaleça a tradição da lambreta na Mouraria, gerando assim um aquecimento na economia local”, estimou.

De acordo com Gegê Magalhães, diretor de Qualificação e Promoção do Turismo da Secult, o Festival da Lambreta é mais do que um evento gastronômico, é também uma estratégia da prefeitura para recuperar o bairro e trazer de volta o movimento cultural e turístico.

“A Mouraria tem o mesmo potencial. É um bairro histórico, boêmio, com alma, com uma identidade ligada ao marisco e à boa gastronomia, e com personagens marcantes como a lambreta, que é um símbolo dessa tradição”, destacou. De acordo com ele, a intenção é integrar o festival ao calendário oficial de eventos de Salvador.

Essa primeira edição é assinada pela SOLE Produções, com apoio da Coca-Cola, da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), do Bloco Os Internacionais e da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB).

Redação NES
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img