O Carnaval é a festa mais esperada do ano, mas para manter o fôlego durante todos os dias de folia, é preciso redobrar os cuidados. O calor intenso do verão baiano, noites sem dormir e alimentação irregular podem impactar seriamente o organismo. Para ajudar as pessoas a aproveitar a festa sem sustos, batemos um papo com o Dr. Jean Rios, médico da Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Sabino Silva, no Nordeste de Amaralina.
O profissional trouxe alertas valiosos, com foco especial em quem vai trabalhar e em quem vai pular atrás do trio. “O foco principal deve ser a hidratação constante. Salvador é uma cidade muito quente e as aglomerações aumentam a sensação de abafamento, o que pode causar desidratação. Além disso, a exposição ao sol exige o uso de protetor solar nas áreas expostas, camisas com proteção UV e chapéus. Frutas, verduras e água de coco são os melhores aliados para manter a energia e evitar mal-estar”, explica o Dr. Jean.
Para quem enfrenta uma maratona árdua de serviço, o esforço físico é maior e exige reposição específica. “Quem faz muito esforço perde muitos sais minerais. Nesses casos, bebidas isotônicas são recomendadas para repor o que o corpo perde no suor. A alimentação deve ser leve: evite gorduras e frituras, optando por grelhados e saladas”, orienta.
O médico também desmistificou o uso imediato de vitaminas. “A vitamina C isolada, na hora da festa, não terá grande efetividade. O que garante sustentação é o conjunto de uma alimentação saudável e qualidade de vida. O corpo precisa de uma preparação prévia para atividades de alta intensidade, como é o Carnaval, e de intervalos de descanso para que o organismo se recupere”, finaliza o especialista.




