O transporte público em nossa região é motivo de dor de cabeça e discussões há bastante tempo na comunidade, e, mais uma vez, vários moradores têm relatado o descaso com o transporte público em Cosme de Farias. Por exemplo, quem vem da Lapa precisa pegar a linha 0530 LAPA X COSME DE FARIAS VIA ENGENHO VELHO DE BROTAS, o que faz com que o tempo de espera da população aumente nos horários de pico e até mesmo nos de baixa demanda, já que o itinerário do ônibus passa pelo Engenho Velho de Brotas.
Quem pega o metrô até a estação Brotas e tem como destino Cosme de Farias precisa pagar um mototáxi, carro por aplicativo ou ir a pé para chegar ao seu destino.
Em relato ao LAES, um morador diz: “É muita falta de respeito com a gente. Somos obrigados a triplicar o nosso tempo de espera em um percurso que não leva 2 km da estação até Cosme.”
Sobre essa mudança, que vem prejudicando os moradores da região desde 2022, a SEMOB (Secretaria de Mobilidade) informou, em nota, que a linha foi criada para oferecer um atendimento rápido aos passageiros de ambos os bairros, mas, na prática, acontece o contrário.
Cosme de Farias está situado entre os bairros de Brotas, Bonocô e Vila Laura, e é predominantemente composto por moradias populares, sendo um dos mais populosos de Salvador. O bairro ainda pode ser dividido em sete comunidades: Alto do Cruzeiro, Alto Formoso, Baixa da Paz, Baixa da Silva, Baixa do Sossego, Baixa do Tubo e Campo Velho.
Um bairro populoso como Cosme de Farias precisa de mais respeito com sua população.
Por: Vitor Moreira