Hesrai Maria, 25 anos, é uma empreendedora do bairro do Cosme de Farias. Consultora capilar, Hesrai aprendeu ainda muito cedo a lidar com o bullying, por conta do seu cabelo. Aos dez anos de idade, após ter seu cabelo cortado pela tia, ela começou a entender o poder do seu cabelo natural.
“Eu não tinha poder e nem conhecimento sobre a real necessidade dele. Fui crescendo e tentando aceitá-lo da forma que ele era, mas sempre tive parentes buscando defeitos no meu cabelo natural. Minha mãe nunca soube arrumar, então era muito difícil eu cuidar sem instruções”, relata a jovem.
Após entender todo o processo por qual estava passando, Hesrai se deu conta que essa é uma realidade de muitas mulheres, que não aceitam o seu tipo de cabelo. Com isso, a consultora decidiu levar essa informação, ou a falta dela, para comunidade e mostrar o poder que uma mulher pode ter com o seu próprio cabelo.
“Cresci com intuito de ensinar crianças e mulheres do meu bairro a saberem lidar com seus cabelos, a entender que a nossa população precisa dessas informações, saber como ele é, como ele faz parte do auto cuidado, como é a sua textura e ajudá-las a escolher o melhor creme e a forma de cuidar dos seus fios”.
Hesrai ainda cogita montar um projeto que contempla palestras de autoaceitação para as comunidades do Luís Anselmo, Vale do Matatu e Cosme de Farias:
“Será uma forma de conhecer e priorizar sua naturalidade. Encontrar a melhor versão do seu cabelo crespo e cacheado, empoderando essas MULHERES!”