Nesse domingo (21), o Cosme de Farias vai virar uma verdadeira passarela colorida, pois a décima terceira edição da parada gay vai invadir a comunidade. A partir das 14 horas, diversos artistas puxam um arrastão celebrando o orgulho gay com “Filipinho Real”, rainha da parada.
Segundo ele, foi difícil conseguir montar o evento, pois não estamos em época de eleição e tudo fica mais difícil. “Foram 13 anos de muita luta e muito trabalho, pois a gente só consegue fazer a parada gay em época de eleição. Pra essa edição acontecer, tivemos que pedir apoio aos comerciantes, empresários e conhecidos com uma colaboração”, comenta.
Após 13 anos, Filipinho reflete sobre o impacto do evento na comunidade.
“Quem fundou a parada gay do Cosme de Farias foi “Véu do Cavaco” e “Elcinho do bar” junto comigo. No primeiro ano, colocamos um minitrio com a ajuda dos comerciantes e, hoje, após todos esses anos, alcançamos visibilidade pro bairro e conseguimos respeito e carinho por parte dos moradores, pois algumas pessoas eram muito bruscas com a nossa comunidade LGBT. Além disso, o evento também proporciona empregos informais e fonte de renda para os comerciantes locais”, relata Filipinho.

Domingo, a partir das 14 horas, é dia de celebrar o orgulho LGBTQIAPN+ na comunidade do Cosme de Farias. O trio vai sair do Largo dos Paranhos ao som de Serginho Pam, Fuzukda, Miltinho Dourado, Lito Pata Pata, Mama Ralado, Samba Opção, Serginho e a Rapaziada, e a atração principal: Grupo Tá na Fita.
“Estamos trazendo respeito para com a nossa comunidade e é um momento de conscientização também, pois ser gay é normal e não tem diferença. Somos todos iguais. Nossa festa é linda. Todos curtem, se divertem e se conscientizam”, finaliza.