spot_img

Pé na Escola – Mães de alunos que utilizam o programa escrevem carta pedindo uma justificativa da secretaria de educação; estudantes ainda não iniciaram o ano letivo

Published:

Estamos prestes a concluir o ano de 2023 e, pasmém, ainda tem alunos sem iniciar o ano letivo. De acordo com mães de alunos contemplados com o programa “Pé na Escola”, seus filhos estão sem estudar porque a secretaria não consegue vagas em escolas de bairros próximos.

“Quando a gente liga pra secretaria de educação eles informam que não tem a escola que meu filho já estudava no sistema. Eles estão oferecendo vagas em escolas distantes da minha casa, e eu falei que não queria, pois ele tem que estudar no mesmo local do ano passado”, relata uma mãe.

Uma carta foi escrita em nome das mães repudiando as autoridades envolvidas pela falta de organização e empatia com as famílias.

“Desde o início do ano atrás de uma vaga para matricular nossos filhos em uma escola digna, e quando conseguem, a prefeitura encaminham nossos filhos para uma escola distante e para lugares com alta periculosidade. Muitos pais trabalham fora e muitas vezes não tem condições de pagar uma creche, seus filhos ficam com os avós que muitas vezes, devido as suas condições de saúde, a distância os inviabiliza de levarem as crianças a escola”, completa a carta.

“Eu já liguei pra secretaria inúmeras vezes e eles dizem sempre a mesma coisa. Eles querem ditar a escola para matricular o meu filho. Minha mãe é idosa e as vezes, quando preciso sair, ela que leva ele pra escola, mas as que eles estão me oferecendo é longe”, conta uma mãe.

Procuramos a secretaria de educação e eles enviaram uma nota falando que realiza diariamente contato com os responsáveis pelas crianças. Além disso, pontuam que as matrículas não são feitas automaticamente e não garante vaga na mesma escola.

“A Secretaria Municipal da Educação informa que está na 4ª publicação de credenciamento de escolas do Projeto Pé na Escola e a equipe da Busca Ativa realiza, diariamente, contato com os responsáveis pelas crianças cadastradas na lista de espera, a fim de ofertar vagas disponibilizadas no sistema. Quanto à situação mencionada acima, a secretaria informa que não há transferência, o fato de a criança ter estudado no ano anterior em uma escola credenciada no Projeto Pé na Escola, não garante que no ano seguinte ela será encaminhada para a mesma escola. Se houver vaga em unidade escolar da rede municipal nas proximidades do endereço cadastrado, não será ofertada vaga na escola Projeto Pé na Escola e sim, na unidade escolar da rede municipal”, diz a assessoria.

Oliver Almeida
Oliver Almeidahttp://nordesteusou.com.br
Formado em rádio/tv. Produtor por amor, jornalismo com vigor. Artista da dança, pois é o que me mantém vivo. Colaborador do Nordesteeusou e coordenador do Luisanselmoeusou.

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img