Organizar eventos na comunidade é uma poderosa ferramenta de transformação social. E é com esse espírito que acontece mais uma edição do Samba da Feira de Cosme de Farias,um evento que vai muito além da música: promove integração, gera oportunidades e reforça a identidade cultural de um dos bairros mais tradicionais de Salvador.
Idealizado por Beth Ducolli,o projeto surgiu com o objetivo de desconstruir estereótipos sobre Cosme de Farias e mostrar o verdadeiro potencial do bairro, muitas vezes associado de forma equivocada à violência.
“Queremos mostrar que aqui há uma diversidade de talentos incríveis. O Samba da Feira é um espaço de celebração, cultura e resistência”, afirma a organizadora.
O evento já se consolidou como um dos principais pontos de encontro da região, reunindo moradores, comerciantes e visitantes de outros bairros em uma programação repleta de atrações. Na edição deste ano, a quarta, o público poderá curtir shows com Afrosambah, Vini do CL, Davizinho, Cirilo Teclas com seu Naipe, Petty, Fronner, Júnior Luzz, Uh Gajão, Oz Favoritos e a banda Tá Suave.
Além da música, o evento também vai realizar a ação especial “Minha Mãe é uma Princesa”, com o sorteio de um “dia de princesa”, em homenagem ao Dia das Mães.
A proposta do Samba da Feira vai além do entretenimento. Ele também é uma plataforma para geração de renda, visibilidade de serviços e produtos locais e reconhecimento profissional. “Essas iniciativas fortalecem a coesão social, criam memórias afetivas e mostram o melhor da nossa cultura”, diz Beth.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no perfil oficial no Instagram: @sambadafeiracdf