A prefeitura de Salvador oferta gratuitamente a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) em 27 unidades de saúde da capital e no Multicentro Carlos Gomes. O serviço, que é realizado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), faz parte do cuidado integral à saúde da mulher, promovendo acesso a métodos contraceptivos seguros, eficazes e de longa duração.
“A oferta do DIU no SUS é também uma forma de empoderamento da mulher sobre seu próprio corpo e suas escolhas reprodutivas. Todas as pacientes passam por uma avaliação individualizada, onde são esclarecidas dúvidas, apresentados os tipos de DIU disponíveis e respeitada, acima de tudo, a autonomia de decisão. Os profissionais estão preparados para acolher com escuta sensível e garantir um atendimento humanizado e seguro”, destaca Jamile Oliveira, enfermeira e gestora do Multicentro Carlos Gomes.
O DIU é um método contraceptivo moderno, reversível e com alta eficácia, podendo durar até 10 anos, sem interferir na fertilidade da mulher. Além da inserção, o acompanhamento clínico também é garantido nas unidades, com consultas de avaliação, revisão e, quando necessário, retirada do dispositivo — sempre com foco no bem-estar e na escuta qualificada da paciente.
Para ter acesso ao serviço, a mulher deve comparecer a uma das unidades habilitadas, de segunda a sexta-feira, levando: Cartão SUS de Salvador, documento de identidade com foto e, se possível, uma requisição médica solicitando o procedimento.
Confira lista completa das unidades que realizam a inserção do DIU gratuitamente:
UBS Santa Cruz
USB Vila Matos
USF Garcia
USF Imbuí
USF Parque de Pituaçu
UBS Edson Teixeira Barbosa
UBS Eunísio Teixeira
USF Mata Escura
USF Arraial do retiro
USF Arenoso
USF Pernabuezinho
Fonte: Correio