Heroína de Jesus comanda o “trio” da reciclagem no Circuito Mestre Bimba

Enquanto muitos pulam e dançam, por trás dos bastidores existe uma equipe que está trabalhando a todo vapor, desempenhando um papel fundamental para manutenção do carnaval do Nordeste de Amaralina.

Essa equipe denominada Eco Folia Solidária é composta por 14 mulheres, sendo 8 operacionais, 4 apoios e 2 monitores. Juntas elas recolhem o material sólido descartado que é possível reciclar.

Segundo relataram, infelizmente já sofreram preconceito em outros carnavais, sendo taxadas como lixeiras, fedorentas, muitos colocavam a mão no nariz, evitavam aproximação, excluíam elas tentando menosprezar esse grande trabalho. “Esse é o nosso serviço, é digno e não há motivos para rebaixá-lo. Apesar de tudo tenho muito orgulho da profissão e estou nesse ramo há anos. No começo foi bem mais difícil, mas hoje as pessoas não nos tratam como antes. É  a nossa forma de levar o pão de cada dia e eu jamais e envergonharei do que faço”, desabafou Heroína, líder da equipe.

De acordo com elas o retorno financeiro já foi maior, mas atualmente é o que está suprindo as necessidades do dia a dia.

“Antigamente só existia essa cooperativa mas devido aos problemas financeiros várias pessoas de baixa renda entraram no ramo. Não que seja um problema, mas infelizmente o preço dos materiais caiu, e a quantidade de colaboradores aumentou. O que melhorou foi o incentivo do governo que nos ajuda em relação ao manuseio dos materiais e a conscientização da população em como descartar o lixo” enfatizou Heroína.

COMPARTILHAR
Redação NES
NORDESTeuSOU.com.br, o Portal do Nordeste de Amaralina que tem o Objetivo de desfazer o mito de que a comunidade do Nordeste de Amaralina é dominada pelo crime, divulgando ações de esporte, lazer e entretenimento dentro da comunidade bem como notícias externas que direta ou indiretamente.