[Denúncia] Moradores da Bananeira denunciam surto de dengue na localidade; Agente de Endemias faz alerta à população e prefeitura

Moradores da avenida Vale das Pedrinhas, mas conhecida como Bananeira, reclamam de um surto de dengue na localidade. Ainda segundo os moradores, os mosquitos Aedes aegypt são vistos em grande quantidade nos espaços e cômodos das suas casas.

“No início da noite surgiram muitos. Temos idosos em casa, aí fica complicado né?”, afirmou Claudio Santos que aponta um esgoto a céu aberto como causa da infestação dos mosquitos.

Poder público – Um Agente de Endemias que preferiu não se identificar afirma que a região do Complexo Nordeste de Amaralina é geograficamente suscetível à proliferação dos mosquitos.

“O Nordeste sempre foi uma área de problema em relação a dengue, Chikungunya e outras doenças. Grande parte da população não está nem aí. Até uma criança sabe que não pode deixar água acumulada e muita gente deixa. A tendência é que a doença prolifere cada vez mais”, explica.

“Todas as vezes são feitos trabalhos específicos aqui nessa região, principalmente antes do carnaval. Só que no Nordeste acaba acontecendo situações especificas. Tem muito lugares que nós agentes de endemias não temos acesso…Todos os anos têm um período em que os índices de dengue, Chikungunya vão lá para cima. Com as pessoas em casas por conta da pandemia a tendência é que até piore”, continua.

Ainda segundo o funcionário municipal, a “falta de educação da população” somado ao descaso da Prefeitura são os grandes vilões:

“Infelizmente a população só da importância ao que está na mídia. Hoje tudo que acontece é relacionado à Covid-19. O que tem que ser feito pela Prefeitura é investir no programa de prevenção que está sucateado. Os agentes estão há anos sem melhorias. O serviço acaba sendo de baixa qualidade. O agente de saúde está desmotivado. É preciso se cobrar da população, mas também da prefeitura”.

*Colaborou Tiago Queiróz

COMPARTILHAR
Luis Lago
Amante da Literatura, apaixonado pelas Letras. Discente de Letras Vernáculas e Língua Inglesa, poeta, escritor , blogueiro, professor e Repórter do site NES.