spot_img

[Agosto Dourado] Gestantes da comunidade participam de curso no Hospital Aliança

Published:

Foi realizado na manhã do último sábado (25) a segunda edição do dição do curso de gestante para famílias da comunidade do Nordeste de Amaralina. O curso Foi a mãe que arrastou praticamente… (risos). o é realizado através de uma parceria entre o Hospital Aliança e o Nordesteusou (NES). A ação faz parte do Agosto Dourado, campanha mundial que reforça a importância do aleitamento materno. Foram contempladas 39 gestantes.

Foram passadas informações sobre a importância do pré-natal, aleitamento materno nos primeiros anos de vida, cuidados com o recém-nascido, orientações de como identificar os primeiros sinais do trabalho de parto e como se conduzir para um parto seguro. As gestantes e seus acompanhantes também participaram de aulas práticas sobre amamentação, armazenamento do leite materno, troca de fralda, banho do bebê, limpeza do coto umbilical e prevenção de acidentes.

A coordenadora Médica da Neonatologia do Aliança, Katiaci Araújo, destacou a ações desenvolvidas pelo Aliança no Agosto Dourado que segundo ela visam, sobretudo, promover a importância do aleitamento materno. “O evento é aberto para a toda a comunidade de Salvador. No curso para gestantes, além do treinamento de amamentação, cuidados com o bebê e pré-natal, a gente faz uma doação de kits com banheira, fralda e outras coisas.  A adesão por parte da comunidade foi muito boa”, explica.

Comunidade – Camila Santos, 20 anos moradora do Nordeste, está no quinto mês da sua segunda gestação. A jovem tem um filho de cinco anos. Camila diz ter sido informada do curso por uma vizinha e quando soube que além das palestras seria dado um kit para as participantes não titubeou em se inscrever. “O curso está ótimo. Gostei muito. Refrescou minha memória. Tem coisas que já tinha esquecido. Fiquei sabendo do curso através de uma vizinha”, explica.   Não basta ser pai, tem que participar. Foi assim que pensou João Passos, 29 anos, que será pai pela segunda vez. João foi ao curso acompanhar a esposa. “Foi a mãe que arrastou praticamente… (risos)”, brinca João. O jovem confessou que não foi muito presente na primeira gravidez, mas que dessa vez será diferente: “O curso é muito bom. Mas achei muito interessante esse aprendizado. Nos ensina a cuidar da criança. Na primeira gestação não estive muito presente, mas dessa vez estarei”.

Tiago Queiroz
Tiago Queiroz
Graduado em Comunicação/Jornalismo, e exerce as funções de Editor e Coordenador de Jornalismo do Portal NORDESTeuSOU

Related articles

spot_img

Recent articles

spot_img