O Sindicato dos Rodoviários da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (28), o cancelamento da greve geral que estava prevista para começar nesta quinta-feira (29), a partir da meia-noite. A decisão foi tomada após uma nova rodada de negociações, mediada pela Superintendência Regional do Trabalho, que resultou em um acordo entre empresários e trabalhadores do Sistema Urbano de Transporte de Salvador.
O principal foco da negociação era o reajuste salarial e a garantia da manutenção dos empregos de cobradores e outros profissionais do setor. A última paralisação dos rodoviários na capital baiana havia ocorrido em 2018.
Na última segunda-feira (26), o sindicato havia declarado que as empresas não tinham apresentado nenhuma proposta que atendesse às reivindicações da categoria. No entanto, o cenário mudou com a proposta apresentada nesta quarta.
Segundo o presidente do sindicato, Fábio Primo, a proposta, embora não seja a ideal, “deve ser aceita”. O texto final será redigido e levado à assembleia da categoria para votação, prevista para a próxima sexta-feira (31).
Com o acordo, o sistema de transporte urbano seguirá funcionando normalmente, evitando maiores transtornos à população de Salvador.